Cancel Preloader

Encontro Setorial da Juventude em São Luiz de Cáceres

Encontro Setorial da Juventude na Diocese de São Luiz de Cáceres – MT

 

 

Na manhã do dia 28 de fevereiro de 2009, exatamente às 8h e 25m da manhã, no Centro Diocesano São Francisco, Cáceres-MT, com a oração de ab abertura, presidida por D. Antonio Emídio Vilar, deu-se início ao setor juventude na Diocese de São Luiz de Caceres. A pedido de D. Vilar, Pe. Aguinaldo Assunção, da paróquia São José de Figueirópolis D’Oeste e a Irmã Jucilene da paróquia São Paulo de Mirassol D’Oeste, vão assessorar o setor juventude.

 

            Após a oração procedeu-se a apresentação dos jovens presentes e a que seguimento representa. Estavam presentes os seguintes seguimentos juvenis: pastoral da juventude; grupo de jovens sem ligação a uma pastoral ou movimento; ministério jovem da RCC; pastoral da juventude ligada à RCC; jovens do movimento sacerdotal mariano; grupo de oração universitária; juventude franciscana; pastoral da juventude ligada às CEBs; jovens cursilhistas. O total de presentes era de 45 pessoas representando 18 paróquias das 21 existentes em nossa diocese (1 em criação = 22).

 

            Percebemos que os jovens estão envolvidos: na catequese; na liturgia; nos ministérios extraordinários; nas pastorais sociais (pastoral da criança, pastoral carcerária); no ministério de canto; em movimentos como RCC, movimento sacerdotal mariano, cursilho; grupos de teatro; na equipe de coordenação da comunidade; nos grupos de acólitos; na evangelização porta a porta e nos  grupos de reflexão.

 

            Após a apresentação D. Vilar deu continuidade ao encontro falando da intenção da CNBB em criar o setor juventude diocesano. Explicou-nos a carta enviada por D. Eduardo, bispo auxiliar de Campo Grande e assessor da CNBB para o Setor Juventude.

 

            O assunto principal  e o chamado que a Igreja nos faz é para resgatar  o rosto jovem em nossa Igreja e sociedade, embasada na frase do Papa Bento XVI: “Sem o rosto jovem, a Igreja se apresenta desfigurada”. A carta também fala do caminho feito pela CNBB com os jovens; do objetivo das pastorais da juventude no Brasil que é levar todos os jovens ao seguimento de Jesus Cristo e o seu engajamento na comunidade; fala da necessidade de uma instância mais ampla, que é o setor juventude para juntar as forças num trabalho conjunto.

 

            Além da missão da pastoral da juventude a carta fala sobre: colocar Jesus e o seu Evangelho como centro; estar em constante diálogo com toda a Igreja, formação integral; discernimento vocacional; renovar os grupos de jovens; valorizar o protagonismo dos jovens; criar propostas de trabalho para crismandos, universitários, adolescentes, indígenas, ribeirinhos, negros, drogados etc; cuidar da identidade cristã e católica apoiando-se nas orientações da Igreja; cuidar do testemunho das lideranças; estruturas organizativa e prestar contas. A carta coloca que toda a atividade do setor juventude será orientada pela postura missionária de escuta dos jovens.

 

            Na carta, D. Eduardo, manifesta seu desejo de, em 2009, visitar os regionais para conhecer a realidade dos jovens. D. Vilar falou-nos da importância de se trabalhar com os jovens o projeto de vida de cada um.

 

            Após um breve intervalo retomamos as atividades com a leitura, por setor, do informativo da CNBB sobre o “Setor Diocesano da Juventude”. Neste informativo encontramos: o que é o setor juventude?; Por que criar um setor diocesano da juventude?; dificuldades para implementação do setor; o setor juventude como suporte par a evangelização juvenil na diocese; orientações práticas para que o setor juventude funcione na diocese e princípios fundamentais para a organização do setor diocesano da juventude.

 

            Logo em seguida Pe. Evandro esclareceu o que é o setor juventude e qual é a sua função, segundo o informativo da CNBB. Entendido o setor juventude passamos à escolha da coordenação diocesana do setor juventude. Na coordenação diocesana entraram automaticamente os coordenadores da PJ, ministério jovem da RCC, grupo de oração universitária e além da indicação de um representante de cada setor (não do setor juventude, mas dos seis setores em que está distribuída a diocese).

 

Como a PJ estava sem coordenação diocesana, aproveitamos a presença dos jovens da PJ e elegemos a nova coordenação. Como coordenador ficou o jovem Marcílio da Paróquia Santíssima Trindade de Cáceres e a jovem Cláudinéia da paróquia São José de São José dos Quatro Marcos.

 

           

 

Após a eleição, D. Vilar concluiu a reunião falando-nos da importância da união de todos. Rezamos o Pai Nosso, recebemos a benção e concluímos o encontro com o almoço.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.