Jornada da Confiança da Lapinha: “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos!”
Entre os dias 09 e 12 de outubro foi celebrada a Jornada da Confiança, que reuniu centenas de jovens na Paróquia da Lapinha, em Salvador (BA). As jornadas da confiança ocorrem em todo mundo, e são promovidas e inspiradas pela Comunidade Taizé. Esta Jornada foi articulada pelo grupo de jovens Anunciação, que é um grupo da PJ da Arquidiocese de Salvador, mas teve o envolvimento de toda a comunidade paroquial da Lapinha. A presença e o acompanhamento dos irmãos da Comunidade Taizé que moram em Alagoinhas, também foi de suma importância para a realização desta Jornada.
Essas Jornadas se propõem em ser um espaço de comunhão entre os jovens, onde o que se busca especialmente é criar um ambiente de confiança e fé para que eles possam realizar um profundo encontro de si mesmo com o próprio Cristo: o Cristo caminheiro, o Cristo que é vida, o Cristo que é cruz.
A programação se iniciou com a acolhida dos peregrinos (mais de 500) de inúmeras partes da Bahia e do Brasil. Se destacaram as caravanas das Dioceses de Jequié, Vitória da Conquista e Alagoinhas, na sua maioria jovens da Pastoral da Juventude. Também peregrinaram até a Jornada da Confiança jovens das Dioceses de Feira de Santana, Ilhéus, Paulo Afonso, e claro da Igreja que acolheu o encontro: Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além de duas jovens da Bolivia e dos estados do Ceará e de Alagoas.
Na noite da sexta-feira, ocorreu a Oração da Cruz que com mantras e refrãos meditativos, e leituras bíblicas, levou todos os peregrinos a reforçar sua confiança no sacríficio de Jesus e na salvação a toda a humanidade.
No sábado, logo após a Oração de Taizé, foi feita uma Mesa redonda com a temática Juventude e Vida, com nomes que discutem o tema juvenil na cidade de Salvador. Já na tarde de sábado foram realizadas as rodas de conversa temáticas, para a aprofundação de alguns temas. O sábado se encerrou com a Celebração da Luz, em que os peregrinos, com velas nas maõs, percorreram as imediações da Lapinha, com refrãos meditativos, cantos e silêncio. Esse momento se iniciou na Comunidade da Trindade, que faz um excepicional trabalho com pessoas em situação de rua.
O domingo começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevam. Logo após a Missa foram feitas visitas missionárias em várias partes da cidade, e também oficinas diversas no espaço do evento. Na tarde de domingo foi o momento do Festival da Juventude, momento de culminância das oficinas, e dos jovens mostrarem seus dons artísticos. Ainda na noite, foi feita mais uma oração com a condução dos irmãos da Comunidade Taizé.
A segunda dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi o momento da Celebração de Envio, para as comunidades de todos os peregrinos. Este dia foi momento ainda de caminhar mostrando a alegria de viver o Evangelho, pelas ruas da Lapinha, e também de inúmeros testemunhos de fé e compromisso renovados para fazer valer aqui e agora a Civilização do Amor, e da Confiança.
Fonte: Jornada da Confiança – Lapinha 2015 (com contribuições de Erik Nascimento, articulador da PJB na Região Pastoral 3)