Cancel Preloader

Quais estrelas no guiam no serviço à juventude?

“Ao verem de novo a estrela,
os magos ficaram radiantes de alegria”…
(Mateus 2,10)

Tanto a comunidade de Mateus como a comunidade de Lucas narram ao mundo a Boa – Nova do nascimento do Menino Deus em Belém. Contando-nos essa notícia de vida o Evangelho de Lucas nos diz que os pastores, apressadamente, se colocaram a caminho rumo à Belém para serem testemunhas da Salvação que enfim resplandeceu, como exultaria Simeão posteriormente (Lucas 2, 33ss). Igualmente conta-nos a comunidade de Mateus da ação dos Magos que se colocam a caminho rumo à Belém para também serem testemunhas da chegada do Menino que há tanto tempo era desejada.

Em seus caminhos tanto os pastores como os magos foram guiados pela Estrela. Ela era sinal de onde se encontrava o Menino e sua família. A comunidade de Mateus ainda nos conta que os magos ficaram radiantes de alegria ao verem novamente a estrela depois de conversarem com Herodes.

A Estrela foi guia para que pastores e magos chegassem até onde se encontrava o Menino-Deus, o Verbo feito carne (João 1,19). A Estrela foi guia a iluminar mesmo em meio a noite mais densa.

Hoje nós, Igreja Jovem do Continente, a exemplo dos pastores e dos magos, somos convidados/as a irmos apressadamente em direção dos/as jovens em seus lugares vitais. Somos convidados/as a nos encontrarmos com o Divino que habita nos/as jovens, mesmo que estes/as nem se deem conta disso. Por isso, há que se ter intencionalidade na ação. Não pode ser amor disfarçado para com a juventude, mas há que ser amor sincero, coerente… Mais do que tudo, uma amor esperançoso!

Nesse caminho rumo à Juventude, como Igreja Jovem – Comunidade dos/as Seguidores/as de Jesus – somos guiados/as por estrelas. Quais estrelas nos tem guiado? Quais estrelas nos conduzem no caminho rumo ao encontro com os/as jovens em seus lugares vitais? Quais estrelas nos dirigem mesmo em meio às tempestades e mesmo em meio a noite mais densa?

Nesse caminho que temos feito, refletindo à luz de Belém, nos passos de Jesus e no compromisso com os/as jovens – partindo sempre do humano – somos convidados/as a nos perguntarmos sobre as nossas estrelas. Quem sabe seja a pergunta a cerca dos nossos horizontes, das nossas utopias. É o Seguimento a Jesus? É a opção preferencial pelos/as jovens? É o cuidado com a vida? É a Esperança? É o desejo de ter igrejas cheias? É o desejo de controlar a juventude? É a vida da juventude? É o amor incondicional pelos/as jovens? É a opção pelo Reino? É o compromisso com a vida e com a civilização do amor?

Neste caminho rumo a Jerusalém somos convidados/as a rezarmos quais estrelas nos tem guiado. E somos impelidos/as a termos como Estrela maior o seguimento a Jesus do Reino, o compromisso com a vida da juventude e a construção da Civilização do Amor.

Sigamos nesse caminho rumo no compromisso efetivo, profético e esperançador com os/as jovens.

Vamos clareando as estrelas que nos guiam!

Luis Duarte – Integrante da Coordenação Nacional da PJ – Regional Centro Oeste
Maicon André Malacarne – Assessor da PJ de Erexim/RS.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.