Pré-DNJ da Região Santa Maria Goretti (PA)
Flores, música e cartazes com imagens de mulheres como Nossa Senhora, Santa Maria Goretti, Dorothy Stang, Joana Dark e Maria da Penha deram o tom do Pré-DNJ que a PJ da região episcopal Santa Maria Goretti realizou nesse sábado (01), na paróquia São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme.
O evento que começou às 16h com o encontrão e terminou às 19h com a celebração da santa missa reuniu mais de 150 jovens dos grupos de base e catequese de crisma da paróquia São Domingos de Gusmão e jovens da paróquia dos Capuchinhos e serviu como preparação ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), a ser realizado no dia 30 de Outubro, este ano no bairro da Terra Firme, que propõe o tema "Juventude e Protagonismo Feminino" e o lema "Jovens Mulheres Tecendo Relações de Vida".
O encontrão contou a participação de Eraldo Paulino, assessor da PJA, que fez uma breve Apresentação da história da Maria da Penha de forma a impactar os participantes com o cume da violência sofrida pelas mulheres. Fazendo uma reflexão dinamizada sobre a conjuntura de opressão em diversas frentes que a mulher sofre em nossa sociedade especialmente e também no mundo. Trazendo elementos históricos e bíblicos para reflexão sobre como chegamos ao cenário em que estamos em relação ao cuidado com nossas mulheres em nossa sociedade.
Após essa reflexão foram divididos os grupos de trabalho que discutiram gestos concretos em relação às temáticas da mulher, os temas foram a MULHER: no mercado de trabalho, na relação afetiva, na condição de objeto, da periferia e a violência doméstica. Todas as conclusões foram apresentadas em plenária pelos/as jovens dos participantes dos GTs.
O encontrão também contou com muita música, dança e dinâmicas finalizando com a celebração eucarística aonde foram ofertadas as bandeiras da Pj e grupos de base juntamente com os cartazes representando mulheres que entraram para a história como exemplos de mulheres fortes e protagonistas.
“Com esse pré-DNJ e tudo o que foi apresentado aqui podemos dizer que alcançamos o nosso objetivo de mobilizar a juventude a refletir sobre como as mulheres conseguiram e conseguem seu protagonismo ao longo da história e na atualidade e a partir daí apontar caminhos para o combate à opressão contra elas e para que no dia 30 (Dia Nacional da Juventude) todos estejam cientes dos verdadeiros objetivos do DNJ”. Diz Harrison Lopes, assessor da PJ na região Santa Maria Goretti e animador do pré-DNJ.