Cancel Preloader

Juventude e Diversidades são temas de curso da REJU/SP


Abordar o tema dos direitos juvenis e a superação das intolerâncias sexual e religiosa para os (as) jovens. Este é um dos objetivos da Rede Ecumênica da Juventude (REJU) ao realizar, durante os dias 26 de maio a 02 de junho, o curso Juventude e Diversidades na cidade de São Paulo (SP).

Durante uma semana a Brasilândia, região noroeste da capital paulista, através do apoio do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Fonajuves), receberá 50 jovens da cidade, respeitando a diversidade sexual, religiosa e as questões de gênero e com ênfase na participação dos moradores do bairro, para um ciclo de debates sobre o tema proposto pela atividade.

Através de relatos de experiências por parte de jovens sobre o seu cotidiano, constatou-se que uma relevante parcela da juventude é vítima de intolerância, tanto pela escolha religiosa, quanto por sua sexualidade.

"Essas experiências que os jovens vivenciam já demonstram no cotidiano o que eles enfrentam em relação à intolerância. O curso quer mostrar que os jovens podem interferir na transformação social”, afirma Daniel Souza, facilitador da REJU em São Paulo.

Diante da dificuldade de aceitação das pessoas sobre a diversidade sexual, religiosa e de gênero e a inserção de diferentes comportamentos e vivências dentro da sociedade, a intolerância é um dos pontos primordiais a serem discutidos no decorrer do curso: "Se a pessoa olhar para a vida cotidiana e observar a realidade das outras pessoas que vivem no mesmo lugar, vai perceber que também vive essa diversidade”, relata Daniel.

Para Raquel Catalani, coordenadora regional da Rede, "é através da aproximação com o diferente, do contato com o outro e respeitando a alteridade que a aceitação é adquirida mais facilmente. O tema já é fruto de uma das atividades da REJU, uma campanha que trata sobre intolerância religiosa e homofobia e, com isso, discutindo e repensando essa situação, queremos levar essas reflexões para que as pessoas possam pensar a respeito”.

A Rede trabalha com diversas atividades para promover o combate a todas as formas de preconceito e intolerância que afetam a vida dos jovens. E nessa perspectiva de construir um ambiente propício para favorecer o trabalho de superação, serão utilizados durante o curso elementos lúdicos e a contribuição da arte, por meio do teatro, da dança e da expressão corporal, para semear os direitos da juventude e combater as intolerâncias.

Através dessas ações a juventude tem o poder de promover mudanças quanto à aceitação da diversidade sexual e religiosa nos espaços sociais. ”As pessoas ainda não são aceitas pela religião e pela sexualidade que escolheram, a intolerância acontece em todos os espaços, dentro da igreja e da sociedade, e acredito no espírito de transformação que os jovens têm; a juventude tem o caráter de construir e repensar as coisas”, conclui Raquel.

Campanha Contra a Intolerância Religiosa

Uma iniciativa da Rede Ecumênica de Juventude (REJUS) iniciada no dia 21 de janeiro de 2011 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – e programada para ser finalizada na mesma data de 2012, a Campanha Contra a Intolerância Religiosa ganhou tanta repercussão que a Rede decidiu estendê-la por todo este ano.

A campanha foi instituída para enfrentar as violências causadas pelas diferenças religiosas e para fomentar uma mobilização que busca desenvolver ações, parcerias e espaços de reflexão para problematizar a intolerância religiosa no Brasil.

Contatos:

Daniel Souza

Facilitador Nacional
Rede Ecumênica da Juventude – REJU

Telefones: (11) 3667-9570ou (11) 8458-8723 (Tim)

http://redeecumenicadajuventude.org.br/


Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.