Cancel Preloader

PJ da Diocese de Ji-Paraná realiza sua XIV ADPJ

 
Em sua XIV ADPJ a Pastoral da Juventude Diocesana pautou a construção de seu Plano Bienal e eleição da nova gestão da Equipe de Secretariado.
 
Nesta sexta-feira (29) a PJ da Diocese de Ji-Paraná iniciou a sua XIV ADPJ que se encerrou no domingo (1). Pautando a construção de seu Plano Bienal e a eleição da nova gestão da Equipe de Secretariado, a PJ Diocesana buscou nos Projetos Nacionais e de Revitalização Latino-Americano continuar seu ser e fazer evangelização juvenil.
Participaram 35 delegados e delegadas de quase todas as paróquias da Diocese, além de convidados/as, contemplando jovens e assessores/as, que estão diretamente ligados à evangelização da juventude. Juntos e juntas, nessas terras amazônidas, à luz do evangelho, de nossa história, do nosso chão e contexto e documentos referenciais de nossa caminhada, trabalhamos com o tema “Juventude, atraída por Cristo, cultivando a vida!”, tendo como lema “Viver, lutar, cantar e não ter a vergonha de ser feliz!” e como Iluminação bíblica “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52).
Os trabalhos seguiram o método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar. Sete comunidades construíram os trabalhos da ADPJ, sendo seis para as linhas de ação e uma para a estrutura organizativa. Respectivamente, a) A Comunidade Pe. Gisley encaminhou o Projeto Teias da Comunicação; b) a Comunidade Ir. Doroty encaminhou o Projeto A Juventude quer Viver; c) a Comunidade Chico Mendes encaminhou o Projeto Ajuri; d) a Comunidade D. Hélder Câmara encaminhou o Projeto Mística e Construção; e) a Comunidade D. Óscar Romero encaminhou o Projeto Caminhos de Esperança; f) A Comunidade Fr. Tito encaminhou o Projeto Tecendo Relações; e g) a Comunidade Pe. Ezequiel encaminhou Organização e Organicidade da PJ Diocesana.
Permeado por místicas, dinamizações, cantos e danças, fraternidade, reflexões e diálogos, as Comunidades construíram suas propostas, que foram homologadas, reprovadas, ampliadas ou clareadas em plenária. Dessa forma a ADPJ caminhou para a conclusão de seus trabalhos, produzindo seu Plano Bienal, com as seguintes pistas de ação.
A Comunidade Pe. Gisley expos a criação de um portal WEB da PJ Diocesana, que contemplem todo o material pastoral (2013); criar um banco de dados com materiais diversos (2013); e elaborar uma forma de inscrição de eventos diocesanos em ambiente virtual, para ajudar na questão de logística.
A Comunidade Ir. Doroty trouxe a demanda de incentivar a elaboração de festivais que contemplem teatro, música, gincana, jogos.
A Comunidade Chico Mendes lançou que a Equipe Referencial fará o incentivo de convidar comunidades indígenas, e outras culturas juvenis para DNJ’s na Diocese; e realizar festivais que valorizem as diversas culturas em nossos regionais; elaborar, ainda, subsídios para que os jovens conheçam a diversidade das culturas em nossa Diocese.
A Comunidade D. Hélder Câmara trouxe formar uma equipe diocesana para trabalhar mística, fazer cobrança fiel dos coordenadores paroquiais de realizarem retiros espirituais para os grupos de base e fazer um Retiro Diocesano para os coordenadores/as, secretários/as e assessores/as da estrutura diocesana da pastoral.
A Comunidade D. Óscar Romero propôs capacitar pessoas para criar subsídios para os grupos; realizar um CDL Musical (2013); uma Formação de Assessores (2014); e a formação de uma equipe diocesana para dar continuidade às formações paroquiais de Ofício Divino da Juventude (ODJ), conforme demanda das paróquias.
A Comunidade Frei Tito lançou como proposta trabalhar e divulgar documentos que se trabalhe afetividade e sexualidade com o material “Aos Jovens com Afeto”; e para ser incentivada a Formação Projeto de Vida nas paróquias.
A Comunidade Pe. Ezequiel expôs que a Equipe Referencial deve fazer cobrança dos coordenadores diocesanos para, a partir das ampliadas, fazer o repasse às paróquias, pároco e grupos de base; que deve ser feito visitas aos grupos de base pelo Coordenador Paroquial periodicamente; formar uma Comissão Diocesana de Assessores; com relação aos projetos nacionais, cada assessor/a da equipe de assessores/as ficará responsável de acompanhar um projeto; e a última proposta é que se continue a denominação Equipe Referencial, além da realização de ADPJ a cada dois anos, conforme já vêm acontecendo.
Para a eleição da Equipe de Secretariado, tendo aptos quatro candidatos/as, devidamente preparados/as e capazes, esta se deu por aclamação. Foram aprovados, unanimemente, os nomes dos/as jovens Juliane Rocio, Marcos de Souza, Renata Cristina Neves e Rogério Andrade, sendo somente a primeira um caso de reeleição. Com 75% de “sangue novo”, e cheios/as de amor para oferecer, eles/as caminharão junto ao Secretariado nos próximos seis meses de transição. A Assessoria Diocesana Referencial continuará com ir. Sidéuzia Alves de Jesus, FMA. Os nomes dos jovens eleitos/as ainda serão levados à D. Bruno Pedron, Bispo Diocesano de Ji-Paraná, para apreciação. A nova equipe ainda sentará para definir a responsabilidade por cada uma das pastas de Secretariado: Secretaria-Geral, Secretaria Administrativa, Tesouraria e Coordenação Regional Noroeste-CNBB.

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.