Curso no CCM \”Igreja em estado permanente de missão”
Para o seminarista Fernando Paulo, do seminário Arquidiocesano de Mariana (MG), a formação será importante para impulsionar o trabalho no Conselho Missionário dos Seminaristas (Comise) de sua arquidiocese. “A dimensão missionária me chama e me encanta, mas ela também me dá medo por causa de algumas situações, como exemplo, o sentimento de impotência diante de algumas realidades. Essa formação está me ajudando a entender de maneira concreta os passos que devo dá”, sublinhou.
O padre Onac Oxenat é missionário haitiano. Está no Brasil há um ano e seis meses, e atua em Rio Branco (AC). Para ele, o curso está sendo um momento de ajuda e amadurecimento. “É um momento de descoberta de diversos elementos da missão, sobretudo, a partir do Documento de Aparecida que nos ensina que precisamos aprofundar esse aspecto essencial da Igreja”.
Programação
Nesta quarta-feira, 4, os participantes tiveram o estudo do tema “Caminhos e caminhantes para uma Igreja em estado permanente de missão”, com assessoria do padre Elias Wolff, assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB. Na quinta-feira, 5, o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB (Setor CEBs), professor Sérgio Coutinho, vai tratar do tema “Memórias e compromissos para uma Igreja em estado permanente de missão”.
Na sexta-feira, 6, será a vez do secretário da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, tratar das “Exigências e condições para uma Igreja em estado permanente de missão” e dos elementos e fundamentos para uma espiritualidade missionária sem fronteiras. No sábado acontece o encerramento do curso com síntese, conclusões, compromisso e envio.