Carta Compromisso da PJ de Santa Catarina
“Se trabalhamos e lutamos, é porque depositamos a nossa esperança no Deus Vivo” (1 Tm 4, 10)
Nós, jovens e assessores/as fizemos morada no Distrito de Santa Lúcia, terra onde Frei Crispim doou sua vida, cidade de Ouro, Diocese de Joaçaba, entre os dias 15 e 18 de novembro de 2012, para partilhar e celebrar os 30 anos da Pastoral da Juventude de Santa Catarina, fortalecendo nosso jeito jovem de ser Igreja.
Somos protagonistas de nossos passos. A história que construímos ao longo desses 30 anos foi regada de muita ternura, esperança, ousadia e profetismo. Nesses dias de acampamento, vivenciamos a experiência da comunhão fraterna das diversas lideranças e grupos de jovens espalhados pelo estado, por meio de plenárias, oficinas e momentos orantes, na comunhão e memória com todos/as que fizeram e fazem a caminhada da Pastoral da Juventude em nosso chão.
Fizemos memória de nossas origens, desde a Ação Católica Especializada, o Concilio Vaticano II, as Conferencias de Medellín e Puebla, as Comunidades Eclesiais de Base e a caminhada da Pastoral da Juventude catarinense. Refletimos e aprofundamos o seguimento de Jesus Cristo e o compromisso com a construção do Reino de Deus. Provocados/as por nossa história e na fidelidade ao seguimento, nos debruçamos sobre a identidade e a espiritualidade da Pastoral da Juventude, reafirmando nosso jeito jovem de ser Igreja.
Fomos convidados/as a construir, com o lúdico, o poético, a arte e a criatividade, que é característica juvenil, diversas oficinas que nos ajudarão a fortalecer nossa ação na animação dos grupos de base.
Diante das provocações levantadas, refletimos a realidade da juventude inserida nos diversos grupos de jovens, presentes nas comunidades, paróquias e dioceses de nosso estado. Iluminados por tudo que vivemos, partilhamos e celebramos nestes dias, na festa dos 30 anos da PJ, reafirmamos:
· Nossa Fé em um Deus trino, vivo, verdadeiro e libertador, que se fez jovem e pobre e caminha conosco, no anúncio e testemunho de outro mundo possível;
· Nossa ousadia, resistência, compromisso e esperança no seguimento de Jesus, anunciando as bem-aventuranças e denunciando as injustiças e situações de morte;
· Nosso jeito jovem de ser Igreja e nosso espirito missionário, a partir da vivência em nossas comunidades eclesiais;
· Nossa opção preferencial pelos jovens empobrecidos e especialmente por causa destes, a defesa da vida plena para a juventude;
· Nossa opção pedagógica, teológica e bíblica de reunir os jovens em pequenos grupos nas comunidades eclesiais, sendo estes o lugar da felicidade do/a jovem e o centro de nossa ação pastoral;
· O processo de formação integral à luz do Doc. 85: Evangelização da Juventude e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil (2011 – 2015);
· A importância do acompanhamento de assessores e animadores desde os grupos de base até as mais diversas instâncias de nossa organização.
Como Igreja Jovem em Santa Catarina, fortalecendo nossa identidade, na memória de Jesus, a Testemunha Fiel, e de tantos jovens, homens e mulheres, que doaram suas vidas na construção da Civilização do Amor, nos comprometemos a seguir tecendo nossa história, na coerência com o Seguimento, na construção do Reino e na defesa da vida da juventude e dos empobrecidos.
Nossa gratidão ao povo amado da Comunidade Santa Lúcia, da Paróquia São Paulo Apóstolo e da Diocese de Joaçaba que nos acolheram nestes dias aquecendo-nos com seu carinho.
Que o Jovem de Nazaré continue a caminhar conosco e a nos encorajar para seguirmos com os/as jovens, construindo o Reino de Deus em nosso solo catarinense.
Comunidade Santa Lúcia, Ouro/SC, 18 de novembro de 2012