Encontro Juventude e Comunicação
O último dia do Encontro Juventude e os Meios de Comunicação foi momento de concluir e socializar os resultados das oficinas, trabalhadas nos dois dias da atividade. Dom Tarcísio, bispo responsável pela juventude, na arquidiocese de São Paulo, esteve presente no momento de oração da manhã, ajudando o grupo a refletir à luz do evangelho. Também no domingo, aconteceu a terceira mesa de debate com a participação de Donizete Soares, do GENS/Cala a Boca Já Morreu, especialista em Educomunicação, e Marcelo Netto Rodrigues, editor do jornal Brasil de Fato.
Indústria Cultural
Segundo Donizete, os meios de comunicação social (MCS) surgem da necessidade de grupos centralizadores dos poderes políticos, econômicos, sociais e culturais controlarem ‘as massas’, cumprindo um papel de adestramento da população.
A Indústria Cultural, termo definido, mais tarde, por estudiosos da Escola de Frankfurt, funciona como um subsistema da sociedade capitalista, reproduzindo a ideologia desta sociedade por meio da produção industrial e da venda de produtos simbólicos (valores, idéias, crenças) e culturais. Desse modo, tenta provocar a homogeneização dos padrões de gosto, impedindo a compreensão da realidade.
Apesar disso, é importante considerar que os estudos mais recentes afirmam que o/a receptor/a também é ativo/a nesse processo e que dá sentido às mensagens que recebe, selecionando e descartando as informações de acordo com seus interesses e horizonte cultural.
Nessa perspectiva, a proposta da educomunicação supõe que o/a jovem, além de consumidor dos meios de comunicação, seja um/a produtor. “Ou criamos as nossas formas de comunicação ou seremos apenas vítimas do processo comunicativo, ainda que tenhamos leitura crítica dos MCS”, disse Donizete.
Marcelo lembrou da necessidade de existir veículos que mostrem uma visão popular do Brasil e do mundo, olhando para os acontecimentos da história com outras lentes que não as dos grandes veículos de comunicação, socializando verdades ou elementos omitidos e distorcidos pelos MCS.
As produções das oficinas
Além dos debates, os/as participantes estiveram envolvidos/as com oficinas de educomunicação, fotografia, internet, jornalismo e vídeo durante os dois dias de atividade. No final da tarde, num clima de partilha e descontração, os resultados desse trabalho foram apresentados para todos/as.
A oficina de internet produziu um Blog do Dia Nacional da Juventude da arquidiocese de São Paulo, relacionando conteúdos de outras oficinas também. A oficina de jornalismo e assessoria de comunicação construiu um plano de comunicação do DNJ, com release e matérias. O grupo de educomunicação apresentou dois programas de rádio e o grupo de fotografia preparou duas apresentações de fotografias, a partir de diferentes olhares lançados para o encontro. A oficina de vídeo preparou um filme a partir da temática do DNJ.
O dia foi encerrado com a celebração eucarística e com a motivação de retomar as reflexões nos grupos de jovens e celebrar um belo Dia Nacional da Juventude, pautando as razões de vida da juventude.
Acesse o material das oficinas:
# Fotografia
# Educomunicação
# Educomunicação 2
# Internet e publicidade anúncios
# Internet e publicidade BLOG (com textos da oficina de jornalismo)
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