PJ de Manaus propõe treinamentos para a S. da Cidadania
Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum. (Papa Francisco)
ROTEIRO METODOLÓGICO PARA TREINAMENTO DA SEMANA DA CIDADANIA
TEMA: JUVENTUDE NA LUTA PELA REFORMA POLÍTICA
LEMA: “É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS”
ILUMINAÇÃO BÍBLICA: Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5,6)
A Semana da Cidadania é a primeira atividade permanente das Pastorais da Juventude. A cada ano se propõe uma temática para debate e reflexão. No ano de 2013 vivenciamos uma onda de manifestações sem uma “bandeira partidária” que deixou claro a insatisfação do povo brasileiro. Muitos jovens participaram e demonstraram o grande poder da mobilização. Infelizmente, muitos entraram nessa onda sem o empoderamento necessário para essas discussões.
Em resposta às manifestações, o Congresso Nacional remexeu na proposta da Reforma Política que já vinha tramitando nas pautas governamentais. Porém, os parlamentares entendem que Reforma Política está estreitamente relacionado à Reforma Eleitoral, de tal modo, que em novembro o Senado Federal aprovou a Minirreforma Eleitoral com objetivo de diminuir os gastos com campanhas eleitorais, todavia, pautas como financiamento público foram deixadas de lado nesta “Minirreforma Eleitoral”.
Por isso, não podemos deixar que a grande movimentação ocorrida em junho fique apenas na memória. Nossos representantes precisam ouvir a sociedade para que a mesma contribua com propostas democráticas sobre os rumos da política brasileira. Diante disso, a Pastoral da Juventude propõe aos grupos de jovens um debate sobre a Reforma Política. Nossa participação nas discussões, assembleias, conferências são respostas do nosso compromisso com o coletivo. Como cristãos não devemos ficar de fora. A mudança acontece com pequenos grupos que discutem e transformam sua realidade.
Com isso, sugerimos um breve roteiro para o treinamento da Semana da Cidadania. Destacamos que esse documento é apenas uma proposta metodológica pensada pela Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Ainda não temos os materiais encaminhados pela CNBB, mas sentimos a necessidade de se antecipar quanto essa discussão pertinente em um ano de eleições. Sintam-se a vontade para adaptar este roteiro à realidade do seu grupo/área/paróquia/setor. Bom trabalho!
Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude
Segue a proposta: Sábado ou Domingo
09h – Acolhida / Oração ODJ com a leitura do dia
10h – 1º momento: VER a realidade
Convidar um parlamentar para apresentar sua visão e esclarecimentos quanto à Reforma Política. Deixar claro que a apresentação focará a Reforma Política como um todo, resgatando as manifestações, sistema eleitoral, partidos políticos.
10h30 – Abrir espaço para plenária. Importante provocar os jovens para que haja perguntas diante da fala do parlamentar.
Sugestões de vídeos para dinamizar:
Reforma Política: o que eu tenho a ver com isso?
Série A Pauta das Ruas mostra desafios da reforma política
Matéria Jovens e Política
11h – 2º momento: JULGAR a realidade
Convidar um militante que abordará sobre sua luta nos movimentos para a Reforma Política. Uma sugestão de base teórica para iluminar este tema seria a própria iluminação bíblica, também a Doutrina Social da Igreja e no Documento da CNBB nº 91 – “POR UMA REFORMA DO ESTADO COM PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA”, ele versa também sobre essa questão da Reforma Política, ou até mesmo sobre as reflexões da 5ª Semana Social Brasileira.
11h30 – Abrir espaço para plenária. Pode-se orientar a questionar sobre desafios, limites, estratégias, mecanismos, dentre outras coisas, sobre a persistência no movimento.
Sugestões de vídeos para dinamizar:
“Piauí” disse tudo e mais um pouco!!!
Movimentos Sociais lançam campanha por Reforma Política
12h – Almoço
13h – 3º momento: AGIR
Convidar um/a jovem para apresentar suas propostas quanto à reforma política e fazer com que os participantes saiam com compromisso assumido.
O/A jovem precisa dinamizar esse momento com grupos de trabalhos ou outras formas que envolvam todos/as e aprofundem o debate.
15h – Finalizar com momento celebrativo destacando os compromissos dos grupos/áreas/paróquias/setores.
UM GESTO CONCRETO COMUM PARA TODA A PJ DA ARQUIDIOCESE SERIA ADERIR A CAMPANHA DE COLETA DE ASSINATURAS PARA O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR DA REFORMA POLÍTICA QUE A CNBB, OAB E MCCE ESTÃO À FRENTE ORGANIZANDO.
Autor/Fonte: Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Manaus