Cancel Preloader

Londrina – PR: DNJ reúne muitos jovens

 

Jovens mostram preocupação com o aumento da violência e pedem paz

Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude e a pedido de Dom Orlando Brandes, foi realizada, no dia 19 de outubro, a 2° Caminhada pela Paz. Contando com a participação de mais de 500 jovens vindos de Londrina e região, a passeata foi um momento de partilha e muita animação.

Promovido pelo Setor Juventude de Londrina, o evento fazia alusão ao tema do DNJ – “Juventude e Meio de Comunicação”, comemorado sempre no último domingo de outubro. Este ano o DNJ foi antecipado para um domingo antes, devido ao segundo turno das eleições municipais.

O Dia Nacional da Juventude de 2008 deu seqüência ao tema da Campanha da Fraternidade da CNBB, que este ano discutiu e celebrou o tema “Fraternidade e defesa da vida” e o lema “Escolhe, pois a vida” e também celebrou o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara, que inspirou o eixo das atividades deste ano: “Temos mil razões para viver”.

Com o tema “Juventude e Meios de Comunicação” e o lema “Queremos pautar as razões de nosso viver”, mostramos que é possível pensar nas mídias como geradoras de vida para a juventude. Queremos pautar discussões da mídia e como ela influencia nossas vidas atualmente. “A mídia passou a ser sinônimo de poder” (Carmem Lucia Teixeira, DNJ 2008 convoca a “pautar as razões da vida da juventude”).

É diante deste cenário que se encontra o jovem, perdido em meio a uma perspectiva manipulada da realidade, mas é também é neste cenário que devemos gritar por uma maior participação dos jovens em políticas publicas e criar estratégias de ocupação de espaço nos meios de comunicação em todos os níveis, se engajando em questões importantes, tanto na igreja quanto na sociedade, para que tenham discussão e assumam o papel de protagonistas da realidade em que vivem.

A caminhada seguiu-se com uma missa itinerante, partindo do parque Zerão com destino à Catedral de Londrina, com a animação feita pelo Grupo Príncipe da Paz de Cambe. A missa foi celebrada pelo Padre Cleiton Rodrigo de Melo SF e teve várias paradas durante o trajeto. Cada momento foi preparado pelos pastorais e movimentos juvenis de Londrina.

A abertura da caminhada e início da missa foi organizada pela Pastoral da Juventude, que resgatou a história dos DNJ’s, com a apresentação dos cartazes de cada ano. Segundo João Paulo, integrante da coordenação da PJ para preparar os momentos foi necessário que se estudasse o tema de cada ano do Dia Nacional da Juventude. O tema deste ano foi introduzido com uma dança. Para João, o evento é um momento de mostrar a cultura e o protagonismo da juventude da Arquidiocese de Londrina.

O segundo momento que foi o Ato Penitencial, que se passou em frente ao cemitério São Pedro, escolhido para mostrar que o jovem muitas vezes está preso em sua própria paz e não vê os sinais de morte que o rodeia. Para Edilaine, membro da Pastoral Universitária, o/a jovem deve estar atento a estes rumores e sair da sua alienação para ir em busca de novos sinais de vida.

Na terceira parada, entrou-se com um grande quadro da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Um momento muito rico dedicado a Nossa Mãe, organizado pelos Schoenstatt – Jumas e Jufem.

A quarta e última parada antes de chagar à Catedral aconteceu em frente ao colégio Mãe de Deus, onde foi proclamado o evangelho. Pe. Cleiton fez uma homilia pedindo Maria que protegesse a juventude dos assaltos e violências.
Image

Recordando o Dia Mundial das Missões comemorado também no dia 19 de outubro, um grande globo terrestre foi jogado entre jovens para que cada um o tomasse simbolicamente como própria casa e aprendesse a amá-lo.

Com a participação de seis sacerdotes, a missa continuou na Catedral com a Liturgia Eucarística, celebrada por Dom Orlando Brandes, que vê a manifestação do DNJ como “um grito da juventude londrinense que quer um mundo novo, uma juventude que tem fome da palavra de Deus”. Para ele a religião vem para contribuir com a juventude, dando a ela meios de desviar dos grandes perigos, como a droga, a violência e a prostituição.

O ofertório organizado pelo Serviço de Animação Vocacional escolheu algumas religiosas, em função do Dia Mundial das Missões, para ofertar o pão e o vinho que seriam transformados em Corpo e Sangue de Jesus.

Antes da benção final, Dom Orlando Chamou ao altar 22 religiosas que acompanharam a caminhada, fazendo às jovens que participavam da celebração um convite vocacional. “Que o Deus da vida, que o Deus que sabe fascinar esteja com vocês, e que vocês jovens saibam fazer a diferença”, disse Irmã Felícitas Missionária de Maria-Xaveriana e assessora da PJ.

Dom Orlando chamou também ao altar os/as jovens e instigou a cada um a tornar-se “missionários do mundo de hoje”, convidando-os/as também para a vocação. Após todos/as cantarem parabéns à juventude e darem a paz ao irmão, dirigiram-se todos à Praça da Bandeira, onde os Focolares ficaram responsáveis por astear a bandeira da Paz ao som do Hino Nacional. Segundo Luiz Carlos, representante dos Focolares, a paz não é somente a ausência de a guerra, a paz é construída por cada um.

Seguida da benção final, dada por Pe. Cleiton, foi feita a partilha dos pães entre os/as jovens, coordenada pela RCC. Cada jovem deveria dividir seu pão com o/s outro e, assim, simbolizar a união e a partilha entre a juventude de Londrina.

Para Maurício Dutra, um dos organizadores do DNJ, o evento “foi muito bom no sentido de animação dos/as participantes, bons momentos de reflexão e uma santa missa com cara jovem”. Ele também destacou a presença de Dom Orlando durante toda a caminhada que foi muito bem vista, o envolvimento de várias pastorais e movimentos na organização, todas contribuindo muito bem, além de vários outros pontos positivos.

Mas ele também lembrou que não foi atingida a expectativa da participação dos jovens na caminhada, o público ficou abaixo do esperado e abaixo dos outros eventos que o Setor vem realizando. “Não sabemos se foi um erro na divulgação ou se o tempo que estava meio de chuva atrapalhou”. Também foi citada a falta de comprometimento e comunhão dos grupos e de algumas paróquias com relação às atividades da arquidiocese com muitos eventos paralelos acontecendo neste mesmo dia.

Para o ano que vem, ainda não há nada programado para o DNJ, mas com certeza, em vista do que foi este ano, espera-se um evento que também envolva toda a juventude, mostrando a interação entre toda a sua diversidade católica da Arquidiocese.

Francielly Hellena Camilo
Integrante da coordenação da PJ Arquidiocesana de Londrina

# Página virtual do Setor Juventude de Londrina:
http://setorjuventudelondrina.blogspot.com/

# Página virtual da Pastoral da Juventude de Londrina:
http://pastoraldajuventudelondrina.blogspot.com/

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.