Cancel Preloader

Carta Aberta dos jovens Paraenses

AOS BISPOS, PADRES E CONSELHOS DE PASTORAL DO REGIONAL NORTE II

“A juventude mora no coração da Igreja e
é fonte de renovação da sociedade.
A Igreja continua olhando com amor pra os jovens”

Nós, jovens e adultos, religiosos e leigos representantes das dioceses e prelazias do Regional Norte II, reunidos com D. Eduardo Pinheiro da Silva, – bispo acompanhante do Setor Juventude da CNBB, D. Pedro José Conti – vice-presidente da CNBB Norte 2 e bispo acompanhante da Pastoral da Juventude Regional e com o Pe. Carlos Sávio Costa Ribeiro – Assessor Nacional do Setor Juventude – CNBB, por ocasião do Seminário Regional sobre a Evangelização da Juventude cujo lema: “Jovens, sejam apóstolos de outros jovens!”, ocorrido na cidade de Belém – sede da CNBB Norte 2, de 01 a 04 de julho, CREMOS que:

– As diversas experiências de trabalho juvenil na Igreja do Regional Norte 2 são manifestação do mesmo Espírito;
– Apesar das suas singularidades, cada uma possui o mesmo objetivo: a evangelização dos jovens, portanto, devem ter sua identidade e proposta respeitadas conforme seu carisma próprio e àquilo que propõe a diocese/prelazia;
– O Setor Juventude é uma proposta para exercício da comunhão: proporcionará a integração, o diálogo e a troca de experiências, fortalecendo o respeito à identidade de cada segmento juvenil e a sua ação evangelizadora.
– O Setor Juventude é uma proposta para ser exercida em nível (arqui) diocesano/prelatício, a ser apresentada aos diversos segmentos juvenis e pastorais afins. Desaconselha-se tentativas em nível paroquial, seja para evitar torná-lo mais uma estrutura da vida paroquial ou em nível regional, devido às particularidades de nossa geografia e limites e formas de ação da maioria dos movimentos juvenis nele existentes;
– O Setor Juventude, no caso de ser implantado, não pode ser motivação para deslegitimação de nenhuma expressão de trabalho com os jovens por parte da Igreja nas dioceses/prelazias do Norte 2;

Por isso, nos empenhamos na construção da unidade dos diversos segmentos juvenis, buscada por Cristo para a Igreja, por entendermos ser hoje uma resposta aos desafios que se impõe nas diversasrealidades existentes em nosso Regional.

A partir do Seminário, tivemos a oportunidade de notar que ainda é preciso assimilar o real sentido do Setor Juventude: sua proposta, seus limites, sua abrangência e seus objetivos. Então, exortamos à formação e ao estudo conjunto do Documento 85 – CNBB: Evangelização da Juventude – pelos movimentos e pastorais nas dioceses/prelazias do Norte 2; a iniciativa por parte das dioceses/prelazias na construção do Setor Juventude, respeitando o protagonismo dos jovens; e a designação de padres e/ou religiosos que tenham identidade e carisma para com o serviço à juventude, para que efetivamente acompanhem a criação naquelas dioceses/prelazias que optarem por criá-lo ou a revisão ou manutenção do Setor naquelas em que ele já é uma realidade.

Queremos ir como juventude cristã organizada ao encontro dos jovens que mais sofrem e que estão sedentos por conhecer a proposta de Jesus, nesta Amazônia cuja realidade nos interpela a todo instante. Acreditamos que é o nosso desejo, o desejo de Jesus e o desejo da Igreja também! E convocamos toda a Igreja presente no Regional Norte 2 a continuar investindo na evangelização da juventude!

Participantes do Seminário Regional Sobre Evangelização da Juventude
Belém, 04 de Julho de 2010

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.