Carta Aberta dos jovens Paraenses
AOS BISPOS, PADRES E CONSELHOS DE PASTORAL DO REGIONAL NORTE II
“A juventude mora no coração da Igreja e
é fonte de renovação da sociedade.
A Igreja continua olhando com amor pra os jovens”
Nós, jovens e adultos, religiosos e leigos representantes das dioceses e prelazias do Regional Norte II, reunidos com D. Eduardo Pinheiro da Silva, – bispo acompanhante do Setor Juventude da CNBB, D. Pedro José Conti – vice-presidente da CNBB Norte 2 e bispo acompanhante da Pastoral da Juventude Regional e com o Pe. Carlos Sávio Costa Ribeiro – Assessor Nacional do Setor Juventude – CNBB, por ocasião do Seminário Regional sobre a Evangelização da Juventude cujo lema: “Jovens, sejam apóstolos de outros jovens!”, ocorrido na cidade de Belém – sede da CNBB Norte 2, de 01 a 04 de julho, CREMOS que:
– As diversas experiências de trabalho juvenil na Igreja do Regional Norte 2 são manifestação do mesmo Espírito;
– Apesar das suas singularidades, cada uma possui o mesmo objetivo: a evangelização dos jovens, portanto, devem ter sua identidade e proposta respeitadas conforme seu carisma próprio e àquilo que propõe a diocese/prelazia;
– O Setor Juventude é uma proposta para exercício da comunhão: proporcionará a integração, o diálogo e a troca de experiências, fortalecendo o respeito à identidade de cada segmento juvenil e a sua ação evangelizadora.
– O Setor Juventude é uma proposta para ser exercida em nível (arqui) diocesano/prelatício, a ser apresentada aos diversos segmentos juvenis e pastorais afins. Desaconselha-se tentativas em nível paroquial, seja para evitar torná-lo mais uma estrutura da vida paroquial ou em nível regional, devido às particularidades de nossa geografia e limites e formas de ação da maioria dos movimentos juvenis nele existentes;
– O Setor Juventude, no caso de ser implantado, não pode ser motivação para deslegitimação de nenhuma expressão de trabalho com os jovens por parte da Igreja nas dioceses/prelazias do Norte 2;
Por isso, nos empenhamos na construção da unidade dos diversos segmentos juvenis, buscada por Cristo para a Igreja, por entendermos ser hoje uma resposta aos desafios que se impõe nas diversasrealidades existentes em nosso Regional.
A partir do Seminário, tivemos a oportunidade de notar que ainda é preciso assimilar o real sentido do Setor Juventude: sua proposta, seus limites, sua abrangência e seus objetivos. Então, exortamos à formação e ao estudo conjunto do Documento 85 – CNBB: Evangelização da Juventude – pelos movimentos e pastorais nas dioceses/prelazias do Norte 2; a iniciativa por parte das dioceses/prelazias na construção do Setor Juventude, respeitando o protagonismo dos jovens; e a designação de padres e/ou religiosos que tenham identidade e carisma para com o serviço à juventude, para que efetivamente acompanhem a criação naquelas dioceses/prelazias que optarem por criá-lo ou a revisão ou manutenção do Setor naquelas em que ele já é uma realidade.
Queremos ir como juventude cristã organizada ao encontro dos jovens que mais sofrem e que estão sedentos por conhecer a proposta de Jesus, nesta Amazônia cuja realidade nos interpela a todo instante. Acreditamos que é o nosso desejo, o desejo de Jesus e o desejo da Igreja também! E convocamos toda a Igreja presente no Regional Norte 2 a continuar investindo na evangelização da juventude!
Participantes do Seminário Regional Sobre Evangelização da Juventude
Belém, 04 de Julho de 2010