CARTA ABERTA: 25 ANOS DO DNJ – Vicariato de Canoas/RS
Canoas-RS, 24 de otubro de 2010.
São 25 anos de história, de uma juventude que reza, que luta, que faz festa. Em 1985 celebrava-se o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ) e hoje, dia 24 de outubro de 2010 somos convidados/as a fazer memória viva deste marco para as Pastorais da Juventude do Brasil (PJ’s). Nós, enquanto jovens pejoteiros e pejoteiras dos Vicariatos de Canoas, Gravataí e Porto Alegre fazemos parte desta história através de nossas lutas cotidianas, dos nossos sonhos por um outro mundo possível, da nossa crença no Jesus Libertador que vive no meio do povo, nas nossas comunidades, nos nossos grupos de jovens que são sinais de esperança viva.
Somos profetas e profetisas que anunciam a Boa Nova, que denunciam a
violência desumana gritando CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS. Somos a juventude dos centros urbanos, das periferias, que acredita na vida em comum unidade, que partilha do mesmo pão, que comunga da fé e que projeta sua vida. Somos milhares no Brasil e na América Latina, lutando por um espaço coletivo numa sociedade cada vez
mais individualista, buscando ter voz e força para a mudança.
Queremos trazer presente para a sociedade todas essas situações em que nós, jovens, somos violentados/as e por vezes exterminados/as. Não apenas de formas físicas, mas morais e psicológicas. Queremos propor novos e melhores espaços para que a juventude possa se encontrar e em grupos amadurecer como pessoas dignas e felizes.
Ainda sonhamos que podemos mudar o mundo no encontro, no convívio, na partilha e nos desafios sempre em grupo! Em conjunto, tecendo parcerias podemos juntar nossas mãos numa linda ciranda em defesa da vida da juventude e juntos/as gritar: “A juventude quer viver…!”