QUESTÕES RELEVANTES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE
ESCUTA – COMUNICAÇÃO
“Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles”.
Promover espaços de escuta dos/as jovens, conversas particulares, rodas de conversa, telefonemas, pesquisas, site, e-mail, blog, cartinhas… Permita que o/a jovem possa partilhar a vida, falar dos seus sonhos, das suas dificuldades, das suas potencialidades, dos seus medos, das suas belezas, das suas paixões…
ORAÇÃO
“Jovem que reza é mais bonito/a”. (Hilário Dick).
Ajudar ao jovem a perceber o valor da espiritualidade, da liturgia e da Palavra de Deus. Construir, com a juventude, profundas e belas experiências de mística.
PROTAGONISMO JUVENIL
“Deixa-me ser jovem, não me impeça de lutar, não reprima, não reprove o meu jeito de lutar”.
Não faça pelo jovem, coloque-se sempre na posição de acólito, de quem está ao lado para servir porque ama. Ofereça o ombro, a mão, o ouvido, o colo, esteja sempre disponível para conhecer melhor, amar e cuidar da juventude.
PROJETO DE VIDA
“A vida é tão maravilhosa, é tão bonita, pena que a gente não sabe viver, mas um dia a gente aprende, a gente conquista e o sonho de ser feliz, um dia vai acontecer”. (Fábio Jr.).
Estimule a construção do projeto de vida. Saber viver é compreender e ouvir o chamado de Deus em nossa vida, é saber o que podemos fazer neste mundo. Qual é a razão da nossa existência? Quais os dons que possuo? Precisamos refletir e arquitetar a beleza que é a nossa vida.
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
“O essencial é invisível para os olhos… Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante… Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
O jovem vive intensamente a sua dimensão afetiva e conhece muito pouco sobre sexualidade, muitos acham que sexualidade resume-se ao ato sexual, é urgente e necessária uma reflexão mais madura e aprofundada sobre essas questões que são vitais para a juventude.
MISSÃO
“Leva-me onde os homens necessitem suas palavras, necessitem um gosto de viver, onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente por não saber de Ti”.
Ultrapasse os muros, as tendas e as fronteiras… Em tempos de violência e individualismo, crescem as cercas que nos distanciam, as cercas do preconceito, da falta de confiança, de amor e solidariedade. Precisamos derrubar as cercas e ir ao encontro daqueles que precisam de pão e de amizade.
TESTEMUNHO
“As qualidades ou virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos” (Paulo Freire).
Seja coerente, testemunhe a sua fé. O nosso referencial é Jesus Cristo e podemos conhecê-lo cada vez mais através do Evangelho. É preciso que cada dia da nossa vida seja um passo que nos leve a parecer cada vez mais com o nosso mestre. Sabemos o quanto é difícil seguir Jesus Cristo, é como andar na contramão, mas correr risco é algo indispensável na vida cristã.
ARTE
"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht).
A juventude tem um grande potencial criativo e muita disposição para trabalhar com manifestações artísticas, precisamos oferecer espaços que valorizem e apóiem as inúmeras e diversas demonstrações artísticas da juventude.
MILITÂNCIA
"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". (Provérbio Africano).
Assuma uma causa para doar a vida… A juventude tem sensibilidade para doar-se a questões sociais, várias são as iniciativas que podem ser assumidas, ações simples que podem gerar mudanças, como por exemplo, economizar a água, jogar o lixo no lixo, preferir canecas e garrafas a copo descartável, doar roupas e livros usados, cuidar dos animais e das plantas, promover espaços de educação popular e de economia solidária, fazer parte de um grupo de jovens, fazer a coleta seletiva do lixo, reutilizar materiais, partilhar o pão, fazer abaixo-assinado, participar de movimentos sociais, denunciar as injustiças, votar de forma consciente, colocar os seus dons á serviço da comunidade, etc.