CAJU realiza 1ª etapa das Oficinas
CAJU realiza 1ª etapa das Oficinas de Teatro Popular, Danças e Cantigas Populares | ||
“…Por que tanta dor pela rua
Nos dias 18 e 19 de março, aconteceu, na Casa da Juventude Pe. Burnier, a 1ª etapa das Oficinas de Teatro Popular, Danças e Cantigas Populares, com o objetivo de trabalhar a linguagem da arte popular através das manifestações como reisado, folia de reis e danças populares. Na noite de sexta feira, para abrir a atividade, os/as jovens participaram da celebração “Memória da Resistência e do Desejo de Viver”, que contextualizou, através dos ritos, da arte e de cantos, elementos da atualidade, como a violência e o extermínio da juventude – em sua grande, de jovens pobres, negros/as e moradores/as da periferia. Durante a realização das oficinas, os/as jovens também experimentaram aprendizados como jogos teatrais, exercícios de expressão corporal, de equilíbrio, tom de voz, leitura de textos teatrais, movimento, ritmo, dinâmica e integração.
Foram trabalhadas, ainda, cantigas e histórias populares visando mostrar como estas tradições são preservadas pelas comunidades regionais. Além disso, os/as jovens aprenderam que através da cultura e da arte é possível denunciar as situações de exclusão que vivenciam. As oficinas contaram com a presença de 31 participantes. O diferencial desta etapa foi a grande participação de jovens do sexo masculino – 25 e a realização das oficinas de forma integrada. Segundo os/as participantes, as oficinas foram evolventes e superaram suas expectativas. Eles/as avaliaram como positivas as assessorias, a coordenação, o espaço, acolhida da CAJU, a interação com os/as colegas e todo o aprendizado sobre as tradições populares – que remetem às histórias de suas próprias famílias. A expectativa é capacitar o grupo ao longo de mais duas etapas para preparar um espetáculo com figurino, cenário etc; enfim, todo o conjunto de necessidades para a realização de uma apresentação cultural.
A próxima etapa acontecerá de 29 de abril a 01 de maio, na Casa da Juventude. A atividade será encerrada com uma Mostra Cultural, que será aberta ao público. Saiba mais: maladearte@casadajuventude.org.br.
|
||