Cancel Preloader

CAJU assessora a Escola de Assessores no Paraná

\"\"

A diocese de Maringá e a Casa da Juventude do Paraná oferecem uma proposta de formação para educadores/as de jovens durante o ano de 2011. Para esta tarefa é que está sendo realizada a Escola de Assessores de Jovens no Paraná. A etapa da escola, que trabalhou o Ministério da Assessoria, foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto, em Maringá/PR. Estiveram presentes 23 assessores/as de cinco arquidioceses e dioceses do Paraná.

Este projeto é parte do processo de formação de lideranças jovens. É fundamental para a formação de grupo de jovens, para acompanhar projetos de vida, para fomentar a organização tanto na Igreja como na sociedade pessoas preparadas para acompanhar estes sujeitos jovens a partir da perspectiva da autonomia. Esta é a terceira etapa, na primeira estudaram a Realidade da Juventude na segunda, a proposta e a história da PJ e na quarta etapa será tratado o Planejamento.

Nesta etapa, que se dedicou ao ministério da Assessoria, retomou-se a 6ª linha do documento da Evangelização da Juventude, publicado pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, como referência para o trabalho com a juventude; estudamos as ideias de Paulo Freire sobre as tarefas dos educadores/as, o que nos recorda que não podemos aceitar as injustiças como naturais, temos que inserir-se neste mundo para contribuir na humanização como uma caminho, posicionar-se a partir de uma intencionalidade política para a construção desta sociedade que sonhamos.

No caminho da mística cristã, trabalhamos a imagem do “oleiro”. A partir deste paradigma, podemos nos envolver como sujeitos na causa e assumir a profecia a que somos chamados a viver através de nossas vidas e da explicitação das situações que percebemos na realidade que afeta a vida da juventude, com uma atenção aos jovens que têm seus direitos violados. Assumir do lugar e como Igreja, valorizando o nosso batismo, que marca nossa entrada na Escola de Jesus, tendo presente sua pedagogia do seguimento, aprendermos a ser discípulos e, por isso, anunciar a mensagem da vida.

Cartas
Na etapa, o grupo escreveu sete cartas para outros acompanhantes. Elas serão publicadas no blog que está na página da PJ de Maringá. Cada pessoa partilhou as questões que vive na prática do acompanhamento aos jovens. Essas cartas buscam refletir e apresentar algumas situações que nos desafiam na prática. Por isso, queremos provocar que outras pessoas que também vivem o acompanhamento poderiam escrever cartas, partilhando e refletindo as situações que enfrentam no dia a dia. Assim, teríamos vários pontos de uma rede sendo tecidas.

A proposta pode nos ajudar, como acompanhantes de jovens, a nos preparar para viver o Encontro Nacional que acontece em Maringá, em janeiro de 2012 e, também, nos prepara para a Campanha da Fraternidade 2013, assim como para a Jornada Mundial, quando o Brasil acolhe a igreja jovem do Mundo aqui no Rio de Janeiro, no mesmo ano.

Este gesto, da Igreja que se reconhece comunidade dos/as seguidores/as de Jesus, que deseja compartilhar como aqueles/as testemunhas da primeira hora, que animavam as comunidades com cartas, “epístolas”, informando, animando, chamando atenção para que permaneçam fiéis ao Ressuscitado.

Carmem Lucia Teixeira

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.