Carta da PJ na Conferência de Juventude
Bem vindo(a) pejoteiro e pejoteira…
“Traga a bandeira de luta, deixa a bandeira passar; essa é a nossa conduta, vamos unir pra mudar”.
Antonio Cidadão
De todos os cantos do Brasil nos preparamos para partir rumo a Brasília!
De 9 a 12 de dezembro de 2011, Brasília receberá jovens de todo o Brasil para discutir, planejar, construir e conquistar políticas públicas que defendam os direitos da juventude. Se você é pejoteiro(a) saiba que não estará sozinho(a). Somos mais de cem delegados pejoteiros(as) que desde junho estivemos participando em diversos lugares das inúmeras conferências: Livres, Municipais, Regionais, Territoriais, Virtual e Estaduais. E agora na Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, iremos juntos/as levar nossos gritos, anseios e necessidades e vamos mostrar nossas bandeiras de luta pelas quais a PJ NACIONAL acredita e luta em defesa da vida da juventude.
A 2ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá no Parque da Cidade e será norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Se você está recebendo esta carta, parabéns, porque com certeza já fez história, construiu processos, e representa os jovens de seu estado, e mais do que isso, representa a PJ, que há tempos luta pela consolidação efetiva de políticas públicas de juventude no país.
Agora é necessário dar continuidade, levarmos as nossas bandeiras para os jovens que lá estarão, de modo que possamos colocá-las também em debate. A Pastoral da Juventude tem realizado um trabalho excepcional, sendo protagonista dentro dos inúmeros espaços e estando junto na construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, sempre marcando presença, discutindo, dialogando, construindo e os nossos jovens têm sido parte fundamental em todo o processo.
Além das bandeiras, queremos mostrar unidade e sermos “uma só voz, um só coração“ e mostrar pra todos(as) que somos PJ. Contribua com nossas ações de visibilidade.
Nosso ponto de referência:
A PJ juntamente com PJMP, PJE, PJR, com os Maristas, com a CNBB e com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude terá um stand no espaço da Conferência. O stand será utilizado como nosso Ponto de Encontro. O stand será como espaço de concentração para os momentos importantes, como: a abertura, das reuniões internas e para a entrega de materiais com as bandeiras defendidas pela PJ. Mais que ponto de encontro, será um espaço de distribuição e exposição de materiais da PJ.
Participação e Intervenção:
– O GT do projeto nacional A Juventude Quer Viver em conjunto com os referenciais da PJ no processo de Conferência nos Estados, orientam nossa participação em alguns GTs, a partir do acúmulo político da Pastoral nas etapas eletivas e livres: Juventude e Educação (ensino médio e superior); Trabalho Decente; Cidade; Meio Ambiente; Juventude; Transporte Público; Direitos Humanos; Segurança; Participação e Fortalecimento Institucional. No entanto, caso o/a delegado/a queira participar de outro GT, é livre sua escolha.
Estratégias de visibilidade:
– Campanha Nacional contra violência e extermínio de Jovens – para mostrar que a campanha está aí, que existe há 2 anos e que continuamos na luta em defesa da vida da juventude. Pedimos que utilizem a camiseta da campanha, no sábado (10/12) para a mesa de abertura e na segunda-feira (12/12) no encerramento da Conferência. Nos demais dias (sexta e domingo – 09 e 11/12 respectivamente) utilizem camiseta com o símbolo da PJ ou que lembre as ações da PJ.
– Campanha contra Redução da Maioridade Penal – queremos mostrar que não é reduzindo a maioridade penal que vai se resolver a problema da violência e que os jovens abaixo de 18 anos representam apenas 10% do total dos atos infracionais no Brasil. Se alguém tiver algum material que possamos distribuir sobre isso ou tiver bandeira e banners não deixe de trazer pra Conferência.
– Leve sua bandeira e seus símbolos da PJ – você que possui bandeiras da PJ, da Campanha, do Projeto “A Juventude quer viver” ou outros símbolos que caracterizem a caminhada da PJ de seu Estado, leve na bagagem. Estes servirão para mostrar a cara da PJ para todo o Brasil, afinal: “PJ aqui, PJ lá! PJ em qualquer lugar!” Não deixe de levar bandanas, bonés, adesivos, botóns e outros símbolos da caminhada pejoteira.
– Abertura e momentos de plenária: para abertura, ao chegar ao Parque da Cidade procure o stand da PJ, nos concentraremos lá para ir juntos, unidos e cantando a uma só voz até a plenária. Assim como em outros momentos de intervalo, estaremos reunidos no nosso stand.
– Se você é observador: precisamos de você para deixar nosso stand sempre vivo, dinâmico e com pessoas que saibam apresentar a PJ e suas bandeiras. Se apresente, apareça e dê seu nome, se desejar contribuir e colaborar. Desse modo teremos sempre alguém em nosso stand.
“Eu acredito é na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão, eu ponho fé, é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou à luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada. Eu vou no bloco dessa mocidade que não tá na saudade e constrói a manhã desejada…”
Gonzaguinha
“Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens”.
Padre Gisley
GT A Juventude Quer Viver