Carta da PJE para o 10º ENPJ
PASTORAL DA JUVENTUDE ESTUDANTIL
Comissão Episcopal para a Juventude – CNBB
Pastorais da Juventude
“E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar”
(Gonzaguinha)
Rio de Janeiro, 09 de Janeiro de 2012.
Querid@s companheir@s de caminhada,
Paz e Bem!
É com muita alegria que saudamos a Pastoral da Juventude pelo grande empenho na realização o 10º ENPJ. São poucas/os que ousam lutar pela vida da juventude latino-americana e com certeza, nós, as Pastorais da Juventude somos irmãs e companheiras nesta caminhada em busca de outro Mundo Possível, a tão sonhada Civilização do Amor.
Infelizmente não pudemos estar com vocês em função de algumas atividades nacionais que vamos realizar na próxima semana. O Rio de Janeiro vai acolher o 2º Encontro Nacional de Referências Estaduais da PJE – ENARES e o Seminário Nacional de Assessores, por isso estamos trabalhando a todo vapor! Ainda sim estamos em sintonia, oração, e acompanhando tudo através das redes sociais!
Desejamos para cada um das e dos jovens presentes que aproveitem o máximo, que façam de Maringá uma terra de missão e o ponto de partida para a missão cotidiana que é a evangelização da/o jovem. Façamos como Jesus Cristo que se ausentava para rezar, mas sempre descia da montanha e voltava cada vez mais atuante e revolucionário para a sua comunidade.
Além disso, que vocês sejam profetas! Uma das partes mais importantes da nossa missão enquanto jovens é a capacidade de denunciar e anunciar. Como dizem os poetas do Teatro Mágico, nunca podemos “acomodar com aquilo que incomoda!” e por isso sempre estão presentes na caminhada aquelas/es que se incomodaram com o a opressão da/o irmã/o e doaram suas vidas por elas/eles.
E nunca se sintam sozinhas/os! Estamos sempre luta, fazendo a/o jovem ser Igreja e a Igreja ser jovem na escola, na comunidade, no campo ou nos meios populares. Por isso, sejam mensageiros da Boa Nova neste 10º ENPJ e produzam muitos frutos para a Pastoral da Juventude e amem esta missão sem medida!
Fraternalmente,
Equipe Nacional da PJE.