Cancel Preloader

Carta do Acampamento 30 anos das PJ\’s do RS

Carta do ACAMPAMENTO

 

Estimados padres, religiosos/as e Bispos,
Queridos/as jovens e assessores/as,

“E a Palavra se faz carne e habita no meio da juventude.”
(Jo 1, 14)

Entre os dias 12 e 15 de Novembro de 2011, éramos aproximadamente 200 jovens das Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul reunidos/as no Bairro Nova Santa Marta, região periférica da cidade sede da Arquidiocese de Santa Maria. Fomos carinhosamente acolhidos pelos Irmãos Maristas, na Escola Santa Marta, e acompanhados pelos jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM).
 
Nós, jovens pertencentes a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) e Pastoral Juventude Rural (PJR) convivemos, nos conhecemos, fizemos memória de nossa bonita história, por meio de tantas pessoas que doaram suas vidas, tantas instituições que serviram e servem de casa para a juventude gaúcha. Acima de tudo, celebramos a presença do Emanuel, o Deus conosco, nesses 30 anos de comunhão e defesa da vida da juventude.
 
Inspirados por toda essa história e pelo Marco Referencial das Pastorais da Juventude do RS e à luz da Palavra de Deus, como jovens protagonistas, reafirmamos nossa missão a partir da pessoa de Jesus Cristo e de seu Projeto, como Igreja libertadora e ministerial. Acreditando no grupo como o espaço de vivência eclesial e de evangelização da juventude nos organizamos como lugar de felicidade, resistência e autonomia, promovendo a denúncia dos sinais de morte, extermínio e violência contra a vida da juventude e anunciando a esperança e a novidade do Reino de Deus.
 
Após muitos momentos de recordação, oração, reflexão, aprofundamento e de uma experiência de partir em missão jovem, desejamos reafirmar nosso jeito de ser e fazer as Pastorais da Juventude como um espaço, por excelência, de protagonismo. Somos, enquanto Igreja, sacramento da novidade; valorizamos em nosso fazer pastoral, a acolhida, o sorriso, a singularidade de cada jovem como sujeito. E, animados pela Pedagogia de Jesus Cristo, seguimos humildes e atentos na escuta aos sinais dos tempos, certos de que caminhamos rumo a Civilização do Amor.
 
Rendemos graças por esses 30 anos de história e pedimos a interseção da Mãe Medianeira, padroeira deste estado, ao Deus da Vida para que nosso caminho seja sempre iluminado e se transfigure em sinal de revitalização.

Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul
Santa Maria, novembro de 2011.



Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.