Conferência de Juventude de Barra de Estiva (BA)
No dia 16 de agosto de 2011, a Câmara de vereadores de Barra da Estiva, na Bahia, se abriu para a Juventude barra-estivense debater políticas públicas e se tornar mais um município baiano a integrar a II Conferência de Juventude da Bahia.
O evento contou com a participação, na mesa de abertura, da prefeita da cidade, Ana Lúcia Aguiar Viana, dos vereadores Alessandro Pereira (presidente da Câmara), Eliene Machado Ribeiro, Valter Pereira e Valdinei Caíres, do secretário de Administração Irineu Luz Freitas, de Nilza Gomes, presidente da CMAS, e da aluna do Projovem, Rena Martins, representando a juventude do município.
O representante do Programa Jovens Baianos da SEDES e da Comissão Organizadora da Conferência de Juventude da Bahia (COE,) Jabes Soares, parabenizou os organizadores da Conferência e destacou a importância da participação dos jovens na elaboração das ações do estado voltadas para o segmento.
Após a saudação dos demais integrantes da mesa, a prefeita Ana Lúcia declarou aberta a Conferência, ressaltando a importância de contar com um representante da COE e, principalmente, do envolvimento dos jovens para a construção de um Brasil mais justo e igual.
Seguindo orientação da Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude de Barra da Estiva (COM) separou um momento para debater o texto base nacional, que tem como tema principal: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Após a palestra, foram realizadas várias intervenções, tendo como tema mais abordado a Educação.
A COM registrou 135 participantes, o que deu margem para a eleição de 13 delegados (as) para a Conferência Territorial, que será realizada na cidade de Seabra, no dia 16 de outubro, e mais uma delegada para a Conferência Estadual