Confira o que aconteceu no 3º dia do ENPJ
A cidade de Maringá, na região norte do Paraná, acolhe entre os dias 8 e 14 de janeiro, o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude – ENPJ, que reúne mais de 600 jovens coordenadores, líderes e assessores dos 17 regionais da CNBB. Nas conversas e celebrações é possível perceber os mais diversos sotaques dos PJoteiros de todas as regiões do Brasil. O evento acontece a cada três anos sendo que o último foi realizado na cidade de Natal, RN.
Na manhã desta terça-feira (10), os participantes foram enviados em grupos de até 50 jovens para 12 paróquias da região de Maringá, onde durante todo o dia fizeram visitas missionárias às famílias. A Missão teve por objetivo possibilitar aos jovens o contato com as realidades locais e partilhar experiências trazidas de outras regiões do país. O envio aconteceu durante a oração da manhã com a bênção de dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá. Para o bispo a expectativa é de que a realização do evento na sua Arquidiocese entusiasme a Igreja local para atingir a grande meta que é evangelizar a juventude. "Deus queira que esse Encontro deixe uma marca no coração de todos os jovens e traga novo entusiasmo para que a Missão não se perca. O resgate da juventude deve ser feito através de novos métodos como a arte, a música, o teatro e outras formas de linguagem", disse dom Anuar.
Antes de partir, os jovens ouviram a gravação do discurso de dom Helder Câmara que na ocasião pedia que a CNBB entrasse de cheio na Pastoral dos Negros, dos Índios e da Terra. Pedia também o fim das fábricas de armas e conclamava o mundo para fabricar a Paz.
Um dos 12 ônibus que transportou os jovens para a Missão foi parar na paróquia São Francisco de Assis localizada no bairro Jardim Alvorada onde um grupo de paroquianos, liderado pelo pároco Valdir Egea, aguardava os missionários. Após uma breve oração, os visitadores foram distribuídos pelas 13 Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, que compõem a paróquia organizada em setores.
A dupla de visitadores, Pedro Paulo, de Volta Redonda, RJ, e Rodrigo de Andrade, de Curitiba, PR, fez sua primeira visita na casa do senhor José Tognolli e de dona Otilia coordenadores das CEBs que reúne os visinhos. Vela acesa, água benta, leitura de textos bíblicos, reflexões, cânticos e orações inspiradas na Palavra e na vida da família geravam um roteiro rico de vivência e partilha.
Para o senhor José "a gente recebe as pessoas como Jesus ensinou, no amor e na fraternidade. A chegada de vocês aqui hoje é tão importante e nos dá grande satisfação".
A senhora Ivani Conti, 75, há seis anos sofreu um AVC se encontra parcialmente paralisada. Ela tem 10 filhos (dois falecidos) e é cuidada pela filha Geni. Apesar das dificuldades dona Ivani recebeu os jovens missionários em espírito de fé. A visita era esperada e trouxe muita paz. "Muito obrigado por recordarem de nós. Voltem mais vezes", disse ela na despedida dos jovens.
"A Missão realmente é cumprida quando a gente sai, deixa tudo e vai ao encontro dessas famílias. Ver esta comunidade eclesial crescer foi uma experiência rica por que cada um traz seu cheiro, seu gosto para estar perto e a gente pode partilhar a palavra de Deus a partir dessa vivência de fé. Tinha famílias que a gente olhava e via o desespero, mas no momento em que começava a rezar as pessoas iam se entregando ao Senhor e se abriam à mensagem de esperança", relatou Pedro Paulo.
A Missão foi concluída no fim da tarde com celebrações nas paróquias e um momento de confraternização preparado pelas comunidades. Padre Valdir Egea, da Paróquia São Francisco de Assis, expressou sua alegria em acolher os jovens. "Estamos muito felizes pela vossa presença e pela receptividade das CEBs. Precisamos de muita oração e de ação. Sem oração a vida perde o seu sentido. Temos de nos alimentar da autoridade de Deus, da pastoral, dos movimentos. Para isso precisamos de conhecimento como Jesus que falava com autoridade por que conhecia", sublinhou o padre.
O jovem Gabriel Pires, 18, é um dos coordenadores da PJ nas CEBs e aproveitou para trocar experiências. "O Encontro Nacional da Juventude tem como riqueza a diversidade. A partilha gera novas ideias. Tiramos muitas ideias vindas de outros estados para a nossa paróquia e vamos montar o grupo e animar a juventude nas CEBs.
Dona Dirce Moreira, da CEB Vieira, acompanhou os visitantes nas famílias. "Achei a experiência muito válida. Estivemos numa casa onde mora um casal de cegos. Ele tem 89 anos e ela 87. Ficaram muito felizes", destacou.
Aline Craina, da arquidiocese de Niterói, RJ, também visitou várias famílias. Para ela "foi muito importante perceber que apesar dos sofrimentos das pessoas, acreditando em Deus e na Palavra de Cristo elas se sentiram confortadas e valorizaram muito a nossa presença ali nas comunidades", avaliou.
A programação segue nesta quarta-feira (11) com uma conferência sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e trabalhos nas mini plenárias.
Com o tema, "Somos Igreja Jovem", e o lema "Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida", o Encontro acontece no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao Seminário Arquidiocesano e encerra na tarde deste sábado (14), com uma celebração de agradecimento na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe seguido de uma Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.