Dias de emoção e ESPERANÇA!
Boa tarde queridos.
Estes dias foram de muita emoção e esperança pra mim… Aliás, ESPERANÇA parece estar sendo o sentimento chave que me move nestes momentos da caminhada…
No inicio da semana passada recebi a visita do padre Toninho, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude que irá acompanhar mais de perto as Pastorais da Juventude. Ele passou um dia em casa comigo e minha família. Foi um período pequeno, mas muito importante para aquilo que a gente tanto quer dos adultos e da CNBB, acompanhamento afetivo e efetivo. Foi um momento bom de por as conversas em dia! Falamos de muitas coisas… JMJ, PJs, Campanha e é claro sobre meu serviço na Secretária Nacional. Ele ainda participou comigo de uma reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral em que conheceu a Comissão à qual também faço parte. Infelizmente não consegui leva-lo para rever nosso bispo, Dom José Foralosso que também é salesiano. Encheram-me de esperança as conversas… Muito obrigado Toninho! Seja sempre bem vindo!!!
Logo após a viagem de Toninho de volta pra SP embarquei para o MA, onde participei do 4º Encontro Estadual de Base da PJ Ne5. Que coisa linda ver os jovens dos grupos de base da PJ reunidos! Mais de 450 jovens de todo MA para uma linda Celebração da Vida! Voltar e celebrar com o Maranhão é sempre muito importante pra mim. O Maranhão é um lugar muito místico, pois foi lá que me entreguei e fui enviado à missão na Pastoral da Juventude Nacional. É sempre bom voltar e beber dessa fonte!
Muito bom também saber que a Igreja do MA nos assume e nos acompanha com todo carinho que a juventude necessita. Me emocionou muito o carinho e a dedicação de Dom Sebastião, de Coroatá e Dom Vilson, bispo de Caxias e da Juventude do Ne5. Dom Vilson já conhecia e já sabia e sei da sua opção radical pela evangelização da Juventude. As conversas com ele sempre são de muito aprendizado e muito carreadas de acompanhamento. Ele nunca vai deixar de ser assim, um acompanhante da Juventude. Mas a presença e dedicação de Dom Sebastião, a quem conheci naquele encontro me deixaram ainda mais esperançoso e feliz. Seu carinho, dedicação e atenção foram algo muito intenso e bonito. Realmente mexeu comigo. Deu nova força!
A experiência de viver em comunidade é fundamental para aqueles que se dizem seguidores de Cristo. Viver o Encontrão foi a experiência de viver a comunidade juvenil no Maranhão. Os meninos, as meninas, dedicados sempre na organização e participação do encontro mostraram que a Pastoral da Juventude não necessita dizer pra que veio. Veio e está no meio da juventude como algo que não é só alternativa, mas fundamental! Mostra de forma muito clara a opção, não preferencial, mas radical pelo seguimento à Jesus Cristo a partir dos jovens, em especial mais empobrecidos. O povo do Maranhão é um povo muito sofrido… ir de ônibus para o local pôde me mostrar um rosto de um estado que é esquecido pelo Estado. Mesmo morando aqui do lado, sempre passando por lá quando vou pro CE ver minha família e tendo muitos amigos que são de lá, sempre que passo de novo é uma nova impressão e sempre um novo impacto! Mas dessa vez, além da impressão de abandono, a que ficou é que lá temos uma juventude que quer sim muita coisa! Que tem sim muito compromisso! E seu compromisso maior é com a Vida! É com o seguimento de Jesus Cristo, mas de forma encarnada e vivenciada no meio do povo! Povo que não nega o que é e luta por libertação e vida digna!
Volto com muita esperança, muita mesmo! Esperança de que nós possamos fazer ressoar a experiência comunitária vivida nestes três dias de encontro em Coroatá, MA. Esperança de que a Igreja, a sociedade, nossas famílias e nós mesmos, jovens, possamos nos olhar e ver que nós queremos sim muito da vida! E que seguindo os passos d’Aquele que deu a vida por nós, possamos também doar não só o que é possível, mas o necessário para a vida dos e das jovens desse país.
Um forte beijo cheio de esperança e ternura!
Thiesco Crisóstomo
Marabá-PA, 13 de julho de 2011.