Diocese de Santos celebra DNJ após quatro anos
Depois de quatro anos, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi celebrado a nível diocesano em Santos (SP) no último dia 30 de outubro. O evento promovido pela Pastoral da Juventude reuniu grupos de cinco municípios. O DNJ ocorreu em Praia Grande e teve início com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacyr Francisco Braido, CS e co-celebrada pelos padres José Tadeu Aguiar Lima, CSS e Luiz Aparecido Tegami, SDB. Durante a missa foram distribuídos laços roxos representando o tema da data: “Juventude e Protagonismo Feminino”. Também ocorreu uma cena teatral em exaltação a Nossa Senhora.
Após a missa, os jovens fizeram a marcha “A Juventude Quer Viver”, com base na “Campanha Contra a Violência e o Extermínio Jovens”. A caminhada encerrou no Colégio Passionista, onde deixaram mais de centenas de alimentos não-perecíveis. No local, além de campeonatos de vôlei e de futsal, os jovens também se dividiram em oficinas de teatro, capoeira e expressão vocal/corporal.
Durante o DNJ, houve espaço também para um café filosófico com mulheres à frente de causas sociais: Irmã Isabel (Congregação Passionista), Catarina Lacerda, acompanhada do esposo Milton Lacerda (Pastoral da Mulher Marginalizada), Adriana Merchiori (Associação Uno e Verso) e Naiá Rocha (Instituto Mulher Viva). O dia de atividades encerrou com apresentações de dança e teatro de grupos de jovens, intervenções de circo e um show de maracatu no fim da tarde. Abaixo as vozes femininas da PJ Diocesana:
Amanda Miranda – Coordenação Diocesana: Olhos lacrimejando e arrepio na nuca. Me perco nas palavras. É muito sentimento pra traduzir.
Carolina Carneiro – Assessoria: O DNJ conseguiu reunir muitos jovens que compareceram de coração aberto e adoraram o dia que vivenciaram. Que dançaram com o maracatu e gingaram com a capoeira, que emprestaram sua voz na caminhada e o seu suor nas oficinas.
Samira Aun – Coordenação Diocesana: Hoje celebramos e comemoramos todos juntos as conquistas, mesmo que pequenas, das lutas que enfrentamos diariamente em nosso País e no mundo pela defesa da vida da Juventude.
Ass.: Lincoln Spada
(Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude na Diocese de Santo