DNJ Bocaina, Diocese de Picos – Piauí: Um dia de festa
DNJ Bocaina, Diocese de Picos – Piauí: Um dia de festa
Celebrando a memória e transformando a história, a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou no último domingo (24) o Dia Nacional da Juventude – DNJ. O encontro aconteceu na cidade de Bocaina – PI, sede da paróquia, e contou com a participação de centenas de jovens.
O DNJ começou cedo, logo às 7h da manhã houve a acolhida da juventude na Escola Jomásio do Santos Barros, local onde foi feito o credenciamento para as oficinas oferecidas pela coordenação do evento. Após credenciamento foi servido o café da manhã e em seguida todos participaram da abertura oficial.
Dando continuidade à programação, a juventude saiu da escola Jomásio em marcha para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, para a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José e concelebrada pelo pároco, padre Francisco Pereira Borges.
As oficinas, oito ao todo, tiveram início às 09h30 na escola Urbano Leal. Ao meio-dia houve pausa para o almoço, servido na casa das famílias. À tarde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante a manhã pelos oficineiros.
Confira abaixo alguns depoimentos sobre o DNJ na Paróquia de Bocaina:
Quando me convidaram, pensei: como é que vai ser o DNJ em Bocaina?
Hoje eu definiria como experiência, de estar com os jovens, sendo com eles, vivendo no meio deles, de aceitando o desejo de fazer, criar com eles uma OFICINA DE LITURGIA.
E que experiência! Dizem que os jovens nada querem, não foi o que vi e nem senti.
Jovens buscam a Deus, num encontro, num olhar… Eles gritam, fazem festa, em busca de alguém que os escute.
Fiz essa experiência e onde quer que vá levarei comigo.
Obrigada
Ana Rubia
Fortaleza – CE
Facilitadora da Oficina de Liturgia
O DNJ foi para mim uma experiência muito boa de encontro com jovens. Eu senti que a nossa juventude tem sede de Deus, querem encontrá-lo, mas não sabem muito como fazer isso. O DNJ proporcionou esse encontro a partir da realidade de cada um (a).
Penso que a coordenação foi muito feliz na escolha das oficinas e na preparação geral do evento. Os jovens demonstraram muito interesse em participar das oficinas e das atividades propostas.
Foi um dia muito especial. Valeu a pena!
Luzinete Araújo
Postulante – Calvariana
Fortaleza – CE
Facilitadora da Oficina de Espiritualidade
Que dia Maravilhoso foi o DNJ na Paróquia de Bocaina! Fiquei muito alegre em ver tantos jovens presentes, participando responsavelmente de todas as atividades realizadas. Percebi o quanto a nossa juventude tem sede de encontrar-se, partilhar a vida e construir juntos. Foi lindo ver a colaboração das famílias da cidade de Bocaina acolhendo os jovens em suas casas oferecendo amizade, almoço, banhos, etc.
Agradeço a Deus e a coordenação do DNJ pela oportunidade de ajudar nas OFICINAS compartilhando dos 25 anos de DNJ que a PJBs propõe.
Como o tema deste ano nos diz: Foi um dia de rezar, lutar, festejar, onde pudemos fazer memória da caminhada da PJ em nos colocarmos em marcha gritando "chega de violência e extermínio de jovens". Pois queremos vida!
Liliane Nascimento
Noviça Calvariana
Fortaleza – CE
Facilitadora da Oficina de Coreografia
O DNJ na celebração dos 25 anos de sua mobilização aconteceu graças ao compromisso com as causas da juventude que buscam pautar sua vida na justiça social, na participação popular , na diversidade, na educação libertadora, no trabalho de equipe, apoio da comunidade, na liberdade do Pároco, participação ativa e efetiva de nosso Pastor, dom Plínio José Luz da Silva, no envolvimento de alguns grupos de jovens das comunidades, assim como a disponibilidade dos facilitadores (as) das Oficinas que vieram de diversos lugares, e na presença de Carlos Brandão, que com suas canções deixou a sua mensagem de vida e esperança para a Juventude e para as famílias, durante a oficina e no Show celebrativo da noite. Em nome da Coordenação do DNJ 2010 da Paróquia N. Sra. da Conceição, comunicamos a nossa alegria pelo êxito do evento e agradecemos a participação em massa da Juventude das comunidades de São Luis, São João de Canabrava e Bocaina. Enfim gratidão a todos (as) que de uma maneira ou e outra participaram deste momento histórico e que puderam renovar os seus compromissos em favor da defesa e promoção da Vida da Juventude.
Que o Deus da Vida e que a Imaculada Conceição que tanto nos amparou na preparação e no desenvolvimento do evento continuem nos abençoando e nos orientando na luta em marcha contra a violência e extermínio da juventude.
Com gratidão
Ir. Valdinéia Almeida e Hilda Marques