DNJ em Cacoal/RO
No dia 24 de outubro realizamos nosso DNJ diocesano na cidade de Cacoal/RO. Essa segunda experiência em realizar um DNJ a nível diocesano foi mais uma vez maravilhoso, com participação de todas as paróquias, contando com 45 ônibus. Ao todo mais de 3,5 mil jovens estiveram presentes, sendo 2 mil das paróquias vizinhas. Nossas paróquias, que sempre realizam seu DNJ a nível paroquial, puderam pela segunda vez celebrar junto a todos os grupos de base, com muita reza, muita luta, muita festa! Neste ano foi particularmente interessante por estarmos jubilando os 25 anos de DNJ’s, confraternizando e celebrando enquanto PJ diocesana.
A organização, contou com o esforço dos representantes de todas as paróquias, que compõe a Coordenação Ampliada Diocesana da PJ, além de um desempenho admirável da coordenação paroquial da PJ de Cacoal e da Equipe Referencial Diocesana da PJ. Também já agradecemos o apoio da diocese e de tantos patrocínios, sempre prezando por recusar ajuda política para não comprometermos nossas ideologias pastorais.
A programação foi riquíssima, incluindo uma marcha de uma hora contra a violência e o extermínio de jovens, dinamizando a Campanha enquanto diocese, com momentos de apresentação de estatísticas, animação, soltando balões e cartazes, ciranda, etc. Após esse início, onde trabalhamos a Campanha, seguimos para o local onde tivemos apresentações dos regionais da PJ diocesana, 2 depoimentos de militantes da PJ, animação, apresentações de convidados não-pastorais como ONG’s e projetos diversos de juventude, além de uma pequena apresentação da RCC, que também trabalha com a juventude em nossa diocese, além da PJ. Ao final do dia encerramos com a Celebração Eucarística, contando com a presença de nosso assessor regional Pe. Silva e padres diocesanos. A Campanha foi trabalhada intensamente durante a Marcha realizada no início do DNJ. A Marcha teve duração de 45 minutos e se compôs de três momentos. Inicialmente fizemos a Ciranda com a participação desses milhares de jovens dançando ao mesmo tempo, após seguimos em caminhada até o local do DNJ, fazendo três paradas para refletir a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O Regional da Mata coordenou a 1ª parada refletindo a defesa do jovem contra violência, lembrando pe. Gisley; O Regional Norte refletiu estatísticas de violência e extermínio de jovens estaduais e nacionais; na última e 3ª parada refletiu-se a Campanha em si, seus objetivos e proposições. O Regional Extremo Sul nas três paradas ficou responsável por soltar balões de gás hélio para dinamizar o tema. Na 1ª parada balões vermelhos para lembrar o martírio de Gisley e o extermínio da juventude; na 2ª parada balões pretos em luto pelas estatísticas de tantas mortes de jovens e na 3ª parada balões brancos refletindo o desejo de paz com a Campanha e a defesa da vida.
Tivemos em nosso DNJ ainda o sorteio de uma rifa organizada pela coordenação regional da PJ, que resolveu sortear no DNJ da diocese de Ji-Paraná/RO por ser o maior evento de massa deste ano no Noroeste, dando, portanto, maior publicidade ao sorteio. Esse projeto é fruto de um trabalho iniciado no início deste ano, contando com a adesão de todas as dioceses para angariarmos fundos para o caixa do regional. A coordenação do Noroeste neste espaço já agradece o empenho das dioceses, às tantas paróquias e grupos de base que se esforçaram pelo nosso Regional. Obrigado a todos e todas! Ficamos surpresos, no final do dia, pois o sorteado era de nossa diocese e também da cidade de Cacoal. Então já oficializando, e homologando, a rifa sorteada estava preenhida em nome de dois irmãos: Rondineli Bone e Hiago Bone; os dois ganharam uma motocicleta Honda/CG 125 Titan KS.
Ao final do dia estávamos cheios de alegrias! Com a certeza de que foram momentos riquíssimos de confraternização, de animação dos grupos de base, enfim, um daqueles momentos que nos recordamos quando muitos de nós estamos nos iniciando na pastoral e ficávamos extasiados e cheios do Espírito Santo para voltamos para nossas bases e fazer acontecer a PJ, doando nossas vidas por tudo isso que acreditamos e que nesses momentos de massa, deixamos claro publicamente. Temos certeza que a Campanha, que será extremamente trabalhada em 2011 foi muito bem divulgada, estudada e assumida neste dia, com todos nós soltando um grito de “Chega de Violência e Extermínio de Jovens!”.