DNJ na Diocese de Caçador – SC
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
O Dia Nacional da Juventude comemorou os 25 anos de realização em todo o Brasil no dia 24 de outubro de 2010.
As Pastorais da Juventude da Microrregião de Caçador em parceria com o Centro Social Marista Caçador realizaram o evento na sede do Centro Social Marista. Com uma programação bastante diversificada os jovens puderam comemorar seu dia e refletir temas importantes da realidade. A entrada foi a doação de um quilo de alimento não perecível destinado a Cáritas Diocesana.
O dia se iniciou com uma Celebração Ecumênica coordenada pelo Serviço de Animação Vocacional da Microrregião e pelo Pe José Blaskovski, no encerramento da Celebração um grupo de catequizandos da Paróquia Nossa Senhora Rainha apresentou um belo teatro sobre a missão de cada cristão na atualidade, refletindo os valores e os contra-valores da sociedade e a forma como estes implicam no seguimento ou não a Jesus Cristo.
Um segundo momento do DNJ, foi a reflexão do tema “Juventude: Solidariedade e Paz” assessorado por Luciana Marques da Coordenação da Cáritas Diocesana. Este espaço foi de grande riqueza e despertou a indignação dos jovens presentes, pois refletiu as causas da violência e desvalorização da juventude, e o quanto é necessário que a solidariedade permeie as relações humanas. Em seguida apresentou-se como uma alternativa geradora de transformação o projeto de Economia Solidária, e seus princípios, bem como algumas experiências locais, neste sentido. A assessora também destacou a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio da Juventude, com seu grito ‘A juventude quer viver!’ e quer que este viver seja pleno de direitos e dignidade.
Em seguida o dia foi animado pela Banda Velho Cão, da cidade de Caçador. Na parte da tarde foram realizadas as oficinas de Cultura e Dança conduzida pelo Grupo de Dança Wondefull Style, a Oficina de teatro conduzida pela CIA Dionisius, a oficina de Mística Juvenil e Educação conduzida pelas jovens Daniela Sganzela e Simone Lemos e a oficina de Espiritualidade Marista e Terra dom de Deus conduzida pelos jovens Ronaldo Diogo e Divanete Bachi. O Grupo de Dança da ACEIAS composto por aproximadamente 30 crianças e o Grupo de Dança do CAPSAD de Caçador composto por aproximadamente 10 adolescentes que participam de um projeto de prevenção ao álcool e às drogas também se apresentaram.
O encerramento deste dia contou com a presença da Fanfarra da Morada do Sol do município de Caçador, que envolveu a todos em sua apresentação. A todos os jovens, fica o agradecimento especial pela participação e votos de que esse dia, não pare aqui, mas que continue despertando a indignação frente todas as formas de discriminação, desvalorização e desrespeito à vida.
Equipe de Coordena cão do Dia Nacional da Juventude de Caçador