Encontro da Rede Brasileira
A Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude realiza de 16 a 20 de setembro a décima terceira edição de seu encontro, desta vez na cidade de São Paulo, SP. A atividade acontece a cada dois anos em alguma região do país na sede e reúne as organizações que compõem a Rede.
Para este encontro a Rede Brasileira refletirá sobre temas chaves e importantes na sua atuação junto às juventudes, dentre eles: 50 anos do Concílio Vaticano II; Rede à serviço da Igreja e da juventude que é Igreja no Brasil e no continente: trajetória, diagnóstico e perspectiva; Cenários das redes em defesa dos direitos juvenis; e os projetos comuns da Rede, dentre eles o Curso de Especialização em Juventude, a Revista Redemoinho e o Curso de Especialização em Juventude.
Estão presentes na atividade as seguintes organizações: Instituto Paulista de Juventude (SP); Centros Maristas de Juventude de Natal (RN), Palmas (TO) e Montes Claros (MG); Centro de Capacitação da Juventude (SP), Casa da Juventude Pe. Burnier (GO); Instituto de Formação Juvenil (MA); Anchietanum Centro de Juventude (SP); Trilha Cidadã (RS); e Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude (DF). Participam como convidadas a Casa da Juventude do Paraná e a Pastoral da Juventude.
Na tarde deste domingo (16), foi realizada a abertura da atividade com posterior apresentação dos Centros e Institutos, destacando a atuação diversa junto às juventudes em todo o território nacional.
Segundo Marcos Dantas, membro da equipe do Instituto Paulista de Juventude, este encontro é um momento importante de articulação de esforços dos centros e institutos para tornar sua atuação mais integrada e se colocar a serviço da juventude e da Igreja do Brasil.
Conhecendo mais a Rede
A Rede Brasileira é uma articulação de 13 Centros e Institutos de Juventude, que estão espalhados por diversos estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Rio Grande do Norte, dentre outros. Ela tem como finalidade ser apoio de serviço às organizações de juventude e, de modo especial, às Pastorais de Juventude do Brasil, através da formação, assessoria e pesquisa.
Os Centros e Institutos que compõem a Rede Brasileira têm sua organização autônoma e diversa. Alguns de responsabilidade de Congregações Religiosas, outros sob a responsabilidade de uma só Congregação e outros, ainda, como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
A Rede Brasileira é uma articulação que crê na juventude e opta por um modelo de Igreja e de evangelização comprometida com os jovens e empobrecidos e, por isto, organiza seus esforços para sustentar e apoiar as organizações que tem os jovens como protagonistas de sua ação, trabalhando as dimensões e os processos de uma formação integral.