Encontro de Capacitação da PJ – Oeste 2

JOVENS EVANGELIZANDO JOVENS –

 

“TESTEMUNHAS DO REINO”

 

 

    Aconteceu nos dias 10 e 12 de Setembro de 2010, no Centro Comunitário “Tia Irene” de São Félix do Araguaia – MT, um encontro de capacitação para a Pastoral da Juventude. O mesmo foi Assessorado por Danilo Gregório da Casa da Juventude CAJU – Goiânia.

 Contamos com a presença dos seguintes Regionais:

Vila Rica, Porto Alegre, Ribeirão Cascalheira, Nossa Senhora Aparecida, Alto Boa Vista, e São Felix do Araguaia.

        O objetivo desse encontro de formação era fazer momentos de partilhas, integração dos regionais, partilha das experiências feitas em seu grupo de base, as alegrias, desafios, sonhos e esperanças e aprofundar a história e organização da Pastoral da Juventude.

         O encontro teve início na sexta feira a noite com a acolhida e apresentação dos regionais que foi feita baseado no poema de Dom Pedro Casaldáliga, com o tema “Caminho que a gente é…”, onde no decorrer do poema se convidava os regionais a compartilhar do caminho. Foi realizada uma dinâmica voltada para o eu individual, onde cada jovem foi motivado, a partir de uma fruta, a falar um pouco de sua historia.

         No dia seguinte iniciamos com uma oração preparada pelos jovens de Luciara onde eles focaram a musica “O mesmo rosto” – de Jorge Trevisol, recitado por todos. Após a oração o assessor trabalhou a temática “O que é o grupo em minha vida e minha vida em grupo”. Foi utilizada uma dinâmica para fazer memória da entrada do jovem no grupo, quem o convidou e como foram seus primeiros passos. Foi feita uma reflexão sobre o que é o grupo na vida de cada pessoa, a necessidade das ações que constituem ou justificam a vida em grupo, bem como a necessidade de organização da vida em grupo e serviços. Esses momentos foram finalizados com a música “É preciso saber viver” e com a dinâmica dos balões, destacando que a união faz a força. Em seguida, os jovens foram provocados a refletirem a respeito do grupo\ comunidade que temos e qual o grupo\ comunidade ideal, ressaltando que para termos o grupo ideal temos que nos unir em prol de um mesmo objetivo. Passamos então, para a importância da espiritualidade no grupo de jovens, pois se não temos uma razão para lutar, então não precisamos estar unidos, citando como exemplo a espiritualidade de Dom Pedro Casaldáliga. Encerramos este dia com um luau, para que os jovens se expressassem de diversas maneiras, cantando, dançando, recitando poesias.

        No domingo, iniciamos com uma mensagem sobre o semeador incentivando os jovens a se tornarem multiplicadores do Reino. O assessor Danilo inicia uma apresentação a respeito do planejamento, como fazer, o que fazer e para quê. O Padre Marcondes, do Regional Ribeirão Cascalheira, fez a avaliação do encontro e a memória das prioridades levantadas na última assembléia geral da juventude da Prelazia, incentivando os jovens a firmarem compromisso com essas prioridades.

 

         O encontro encerrou com a Missa de envio, celebrado pelo Bispo Dom Leonardo, que sempre apóia a juventude, relembrando que devemos continuar sendo “Jovens que evangeliza jovens!”

Queremos agradecer de maneira especial e carinhosa a CAJU na pessoa de Danilo que arriscou a percorrer 20 horas  afio de estrada até chegar em São Felix do Araguaia. Danilo veio com muita alegria e desejo de encontrar com jovens e Pedro.

Valeu Dani pelo seu encorajamento, testemunho e ousadia!

Nosso abraço carinhoso e grato pela experiência feita conosco nesses dias de intensa esperança e ousadia!

 

Ir. Clemilda Assessora da PJ- Prelazia de São Felix do Araguaia

Zeyla- Coordenadora geral da PJ- Prelazia de São Felix Araguaia

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.