Cancel Preloader

Escola de Formação em Rio do Sul/SC


A Pastoral da Juventude da Diocese de Rio do Sul realizou a 4ª Etapa da Escola de Formação, abordando a dimensão do Jovem com Jesus, através de um Retiro e reflexão sobre o  Projeto de Vida. A etapa foi realizada em Taió, Diocese de Rio do Sul, nos dias 19 e 20 de Maio. A escola de formação da Juventude tem como objetivo geral: Proporcionar aos adolescentes e jovens iniciantes na caminhada da PJ, um processo de Formação Integral. (Plano de Ação 2010 -2012).


Na tarde do dia 19 iniciou-se com a acolhida e apresentação dos jovens vindos de vários grupos da Diocese. Em seguida a assessoria de Joelso França, membro da Equipe Mística e Construção do Regional Sul 4, e Gustavo Luis Bisoni, ambos vindos da Diocese de Joinville, deram início aos trabalhos, lançando aos jovens o desafio de buscar respostas de quem sou eu? Em um segundo momento todos/as foram provocados/as a buscar respostas junto a Parábola da Samaritana.


Após a partilha do que cada um/a construiu foi o momento de expressar através da construção de uma máscara, a pergunta que permeou os trabalhos da tarde do dia 19, Quem sou eu? Depois da construção das máscaras, os/as jovens foram convidados/as a expressar o Quem sou Eu, de uma forma criativa usando de todo o seu eu. Percebeu-se que a juventude de Diocese de Rio do Sul é muito criativa.


Na manhã do dia 20, iniciou-se com a recordação do dia anterior, com a encenação da Parábola da Samaritana, seguido de preces, e em gesto simbólico todos/as foram “ungidos” pela água viva. No decorrer da manhã, os/as jovens refletiram e construíram o seu Projeto de Vida, percebeu-se que muitas eram as dúvidas, os medos, mas a juventude encantou, superou e sonhou.  Com o Projeto de Vida em andamento, partilharam aquilo que construíram e o que sonharam.


Todos/as levaram consigo uma certeza “Enquanto houver Sol, Enquanto houver Sol, ainda haverá…”

Texto: Corine Nienkoetter Nunes

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.