FEJUNES realiza Caravana Cultural em Colatina
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES, em parceria com a organização Nação Zumbi – OJAB, realizou no dia 26 de junho de 2010 uma Caravana Cultural na Escola Dalla Bernadina no bairro Bela Vista, em Colatina, região noroeste do estado.
A Caravana Cultural é uma iniciativa que integra a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra e tem o objetivo de mobilizar os/as jovens através da arte a lutarem contra o extermínio programado sofrido pela juventude negra.
Nesta edição a Caravana foi realizada juntamente com o movimento Hip Hop. Diversos grupos e ativistas lotaram um ônibus que partiu de Vitória rumo à comunidade conhecida popularmente como Morro do Cristo, em Colatina.
No período da tarde a programação contou com Oficinas voltadas aos jovens da comunidade. Foram realizadas Oficinas de Breack, Graffiti, Rap e de Teatro do Oprimido. Durante as Oficinas os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de cada elemento e depois praticá-los com o auxílio dos instrutores.
Após as Oficinas cada Grupo apresentou o que conseguiu apreender aos demais moradores da comunidade que acompanhavam a atividade. A apresentação do Breack empolgou a galera com os giros e passos executados. O Graffiti surpreendeu todos pela qualidade e crítica expostas através dos muros da Escola. Os jovens que participaram da Oficina de Rap também deixaram seu recado com algumas rimas e letras que foram produzidas. Já o Teatro do Oprimido apresentou uma cena produzida durante a Oficina, interagindo com os populares.
No período da noite foi realizado um grande show com a apresentação de diversos grupos da Grande Vitória e Mc’s das cidades de Colatina e Santa Tereza que estiveram presentes. Dentre as apresentações rolou o Rap do Negritude Ativa, Mulheres de Atitude – MDA, Mc J, Preta Roots, Mc Negão Malok, Virtude Periférica, Face Oposta, Conceito Periférico, Fora do Padrão, Esquadrão e M-Strike.
A Caravana conseguiu mobilizar boa parte da juventude do bairro Bela Vista e região. O Coordenador do FEJUNES e também vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Rondinelli Eleotério, destacou a importância da atividade. “O bairro Bela Vista sofre muito com o estigma negativo em Colatina, mas conseguimos mostrar que o morro também respira e produz cultura”, enfatizou.
Durante a Caravana foi denunciado os altos índices de violência que a juventude negra sofre em Colatina. Rondinelli afirmou que no ano de 2010 doze jovens já foram assassinados na cidade, sendo que boa parte eram moradores do bairro Bela Vista. “O poder público não investe em políticas públicas voltadas ao povo negro e para juventude. Infelizmente, somos o principal alvo dessa violência”, revela o jovem líder comunitário.
A próxima Caravana Cultural será realizada no mês de agosto no bairro Paul, em Vila Velha e terá como tema a “Comunicação Popular como estratégia de enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra”. Em breve a programação será divulgada.
Maiores Informações: