Cancel Preloader

Livro analisa desemprego e desigualdade entre jovens

A Ação Educativa, em parceria com o Instituto Ibi, lançou, no dia 21 de outubro, o livro "Jovens e Trabalho no Brasil – desigualdade e desafios para as políticas públicas", de Maria Carla Corrochano, Maria Inês Caetano Ferreira, Maria Virgínia Freitas e Raquel Sousa.

O estudo, feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio – PNAD de 2006, revela que os jovens são os mais atingidos pelo desemprego. Para realização do estudo, foram classificados seis grupos de análise: 1 – jovens que apenas trabalham, 2 – os que combinam trabalho e estudo, 3 – os desempregados que estudam, 4 – os desempregados que não estudam, 5 – os que apenas estudam, e 6 – aqueles que não trabalham, não estudam e não estão procurando emprego.

A desigualdade da concentração de renda entre os grupos que só trabalham chamou atenção, já que 40% dos jovens com menores rendimentos não têm Ensino Fundamental completo e começam a trabalhar mais cedo, e 20% dos mais ricos, concluíram o Ensino Médio.

A qualidade do emprego também é preocupante. De acordo com a pesquisa, a maioria dos jovens com idade entre 14 e 15 anos empregados não têm registro nem remuneração e trabalham de 30 a 40 horas semanais. As mulheres, mesmo tendo mais anos de estudo que os homens, recebem menor remuneração, têm condições de trabalho mais precárias e apresentam maior taxa de desemprego.

Desigualdades de gênero e de cor/raça

A pesquisa mostrou dados sobre gênero que, numa primeira visão, podem parecer contraditórios. Apesar de as mulheres possuírem, em média, mais anos de estudo que os homens, elas recebem menos e possuem condições de trabalho mais precárias. A taxa de desemprego entre elas também é maior.

A pesquisa também mostrou que os negros possuem menos anos de estudo, maiores taxas de desemprego, menores salários, empregos precários e entrada mais precoce no mercado de trabalho.

Essas desigualdades, de gênero e de cor/raça, ficam mais fortemente evidenciadas no grupo daqueles que não trabalham, não estudam e não procuram emprego, formado majoritariamente por negros (58,5%) e mulheres (77%).

# Para adquirir o livro gratuitamente, acesse o site da Ação Educativa: www.acaoeducativa.org.br

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.