Mais de 1,5 mil jovens participam do DNJ em Joinville
Mais de 1,5 mil jovens participaram de uma caminhada contra a violência neste domingo, em Joinville – Santa Catarina. Às 15h30, a marcha partiu do Complexo da Expoville até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua 15 de Novembro. O encontro pela paz terminou com uma celebração ecumênica e shows musicais.
O evento fez parte da programação do 25º Dia Nacional da Juventude, celebrado por pastorais, igrejas e grupos de jovens cristãos.
Um dos organizadores do encontro, Gabriel Tambosi Neto, presidente do Conselho Municipal da Juventude de Joinville, destacou que o objetivo da programação do Dia Nacional da Juventude era comemorar as conquistas dos últimos anos, aproveitando para refletir questões ainda a serem resolvidas.
— Estamos convencidos que a juventude é a solução para o fim da violência —,diz.
O presidente do conselho lembra que 70% da população carcerária é composta pela juventude.
— A partir do debate colocado aqui, as ações para mudar de fato esta estatística se darão dentro de cada grupo —, complementa.
Participaram adolescentes e adultos das comarcas de Joinville, Mafra, Canoinhas e região. A caravana foi acompanhada por um trio elétrico até a igreja. A programação contou ainda com oficinas culturais e atividades esportivas.
Um dos grupos que resistiram até o final do evento foi o Encontro de jovens Amigos da Fé (Ejaf), composto por adolescentes de 14 e 15 anos. Pelo primeiro ano, eles se mobilizaram para participar da celebração e não se arrependeram.
— Acredito o tema do evento deste ano precisa mesmo ser debatido —, ressalta Daiane Suelen da Silva. Ela foi acompanhada de mais 15 amigos do mesmo grupo.