Marcha Contra a Violência em Ourinhos/SP
ambém estou comprometido com a causa, diz prefeito de Ourinhos-SP
Várias autoridades e organizações sociais e religiosas marcaram presença na Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, atividade organizada pela Pastoral da Juventude de Ourinhos-SP no último dia 14. O manifesto fez parte da II Jornada da Juventude e reuniu cerca de 700 jovens de diversas cidades.
Uma das autoridades presentes foi o prefeito da cidade, Toshio Misato. Ele destacou o compromisso que o Poder Público deve ter com a juventude. "A minha presença simboliza que também estou comprometido com a causa. Chega de violência e extermínio do jovem! Nós prefeitos, temos a ver com essa questão”.
De acordo com o coordenador do Grupo Núcleo Jovem da Pastoral da Juventude, Celso Gustavo dos Santos Gimenes, a marcha foi um marco e um dos primeiros passos da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens na cidade. “Estamos projetando e organizando trabalhos para o próximo ano, em parceria com a Prefeitura”, revela.
A marcha contou com a presença de jovens da Congregação dos Oblatos de São José que vieram de várias cidades, como Londrina, Apucarana, Três Barras do Paraná, São Paulo, Curitiba, Cascavel, Salto Grande, Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo.
O manifesto começou na Praça Melo Peixoto com a animação da Banda ABBA PAX, de São Paulo. Também houve uma dança e testemunho de jovens das cidades presentes, mostrando suas realidades e as diversas formas de violência enfrentadas pela juventude.
Por volta das 17h a marcha saiu pelas ruas da cidade em direção a Praça Kennedy, onde aconteceu o encerramento com apresentação de danças da Escola de Bailado de Ourinhos e uma oração ecumênica realizada pelo padre Bennelson da Silva Barbosa.
O evento contou ainda com a presença da Pastoral Familiar, da Catequese, jovens e pastores de outras Igrejas, secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, da OAB-SP subsecção de Ourinhos e do capitão Augusto da Polícia Militar.