Padre Wandinho é cidadão honorário de Viçosa
Por iniciativa do vereador Marcos Nunes, a Câmara Municipal de Viçosa aprovou resolução que confere o título de cidadão honorário ao padre Wander Torres Costa, pároco de Nossa Senhora de Fátima, na mesma cidade.
Padre Wandinho tem participação ativa em Viçosa especialmente através da Paróquia de Fátima, cuja chegada foi para o estágio diaconal em 15 de janeiro de 2004 até a sua ordenação em 11 de setembro do mesmo ano. Na sequencia ficou como colaborador até junho de 2006, mesmo tendo assumido a administração da Paróquia de Pedra do Anta em fevereiro de 2005.
Em outubro de 2007, Padre Wandinho retornou à Paróquia de Fátima, para exercer o seu paroquiato. Em 2008 deu início ao mestrado na Universidade Federal de Viçosa – UFV concluindo-o em 2009. Num período do mandato de Dom Geraldo na Presidência da CNBB, padre Wander foi assessor do setor juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Entre outras funções, Padre Wandinho é atualmente assessor arquidiocesano da Pastoral da juventude, além de ser o vigário da forania de Viçosa, cargo que assumiu há um ano.
Segundo o vereador Marcos Nunes, a iniciativa de conceder o título de cidadão honorário ao Padre Wander, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele junto às comunidades, pastorais e dimensões, sempre na ótica da opção preferencial pelos pobres, da valorização dos leigos, da descentralização pastoral, da renovação das estruturas, da formação e especialmente da emancipação de consciências para a promoção da liberdade e da vida, e vida em abundância.
A entrega da honraria será na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, na sede do Poder Legislativo, em face da proximidade do aniversário da cidade, que comemora 140 anos.