Partilhando a caminhada… Outubro e novembro de 2010

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.


Reunião da CN e CNA na Diocese de Imperatriz – 8 a 12 de outubro de 2010

É impressionante como a nossa família amadureceu e cresceu mutuamente, fico feliz com a forma que nos relacionamos e nos comprometemos com o nosso projeto pastoral. Quero partilhar uma grande preocupação: “Como esse grupo conduzirá a Ampliada de Imperatriz?” A preocupação é grande porque ainda hoje recordamos as marcas deixadas pela Ampliada de Palmas, onde a condução estava nas mãos de uma CN nova, de um time que ainda não estava entrosado o suficiente.

Precisamos durante a Ampliada de Imperatriz deixa transbordar, a ponto de contagiar todas as pessoas, as marcas que são próprias desse grupo: amor pela Igreja e pela PJ, ser família, cuidar do/a outro/a, ser anjo, sensibilidade, respeito às diferenças, entrosamento do time respeitando o potencial de cada jogador/a, diálogo sincero e aberto… Dessa forma podemos fazer da nossa ampliada um momento de OUSAR, REZAR, AMAR, OLHAR E APONTAR PARA GRANDES RUMOS.

Não deixemos jamais nos contagiar pelos vícios que alimentamos na nossa caminhada histórica, não vamos permitir que a nossa família perca a unidade, a leveza e a eclesialidade, logo nesse momento histórico tão importante da nossa vida pastoral.

Seminário Brasileiro da Pastoral Afro – 13 a 15 de outubro de 2010 – Brasília/DF

O sentimento foi de quem estava em casa, tudo era muito familiar: os cantos, os rostos, as marcas, os sonhos, as queixas, a utopia, a espiritualidade, a festa… Foi bom demais! Conheci um Padre chamado Dega que é Baiano e está vivendo no Mato Grosso do Sul, ele é um espetáculo de pastor, conversou tanto comigo e para mim foi uma benção tê-lo conhecido.

Também estavam presentes dez bispos negros, todos se aproximaram e sempre queriam conversar sobre: a campanha, sobre a PJ e sobre o Setor Juventude. Foi muito bom escutar esses pastores que se mostraram muito preocupados com a nossa ação pastoral.

Dia Nacional da Juventude – 24 de outubro de 2010 – Salvador

O DNJ foi massa, fiquei com a tarefa de partilhar um pouco da história do nosso DNJ, que em Salvador tem um formato um pouco diferenciado, visto que o mesmo já existia anteriormente e foi adaptado quando surgiu a proposta do nacional. O fundador do nosso DNJ (CRISJOVEM) foi o Padre Mathom, o qual faleceu no mês de fevereiro desse ano. Foi muito bom recordar suas palavras, seus conselhos e em especial lembrar o dia que partilhei com ele que iria ao Seminário dos 30 anos de Puebla, nunca esquecerei aquele dia, ele se emocionou tanto e mesmo já estando bem debilitado, fez a velha “sabatina” de perguntas sobre o Documento de Puebla, sou eternamente grata por tudo que aprendi com esse pastor, até mesmo as lições aprendidas na “porrada”.

Show de Maria Rita – 30 de outubro de 2010 – Salvador

Que espetáculo de mulher, de cantora, de interprete, de dançarina, que presença de palco… Amei aquele show, até hoje recordo com alegria as letras tão bonitas das suas músicas: “Fui a pé a Salvador, de joelho ao Redentor pra ver o nosso amor abençoado”, “Um jeito de viver nesse mundo de mágoas”, “Caminho bordado a fé, caminho das águas”, “Quando a gente ama brilha mais que o sol”, “E assim chegar e partir, são só dois lados da mesma viagem”.

Reunião da Campanha – 1 a 5 de novembro de 2010 – Ponta da Fruta/ES

É sempre uma grande alegria ser acolhida pelo povo capixaba, é gostoso demais… Boa comida, ótima conversa, muitos risos, cuidados, carinhos… Agradeço demais a esse povo que me acolhe como se eu estivesse em minha casa, é assim que me sinto nas terras capixabas.

A reunião da coordenação foi muito boa, a avaliação feita e os dados partilhados das ações da campanha até agora foi um momento muito legal. Vim embora com uma grande responsabilidade, de juntamente com Felipe preparar toda a infra-estrutura do Seminário Nacional, o qual acontecerá aqui em Salvador, de 16 a 19 de dezembro de 2010.

Almoço com Padre André, Mainha e Dom Gregório – 6 de novembro de 2010 – Salvador

Momento de alimentar a fé, de partilhar as dores e as alegrias, momento familiar. É muito bom contar com o colo de pessoas tão especiais que sempre estão dispostas a dar carinhos e carões… Obrigada amados pastores e amada Mainha.

Visita aos/as crismandos/as de Mesquita/RJ – 9 de novembro de 2010

Edmilson é baiano e mora no Rio de Janeiro, ele é uma grande referência para mim na PJ, ele está no serviço de catequista e aproveitei que queria vista-lo para ver a filha dele e também tive uma conversa agradabilíssima com os jovens que estão de preparando para o Sacramento da Confirmação. Foi muito bom e conseguimos lançar as sementes para depois colhermos como frutos quatro possíveis nucleações de grupos de jovens.

Visita à reunião do Ministério Jovem – 10 de novembro de 2010 – Praça Seca/RJ

Esperei muito por esse momento, tinha muita vontade de fazer a mesma experiência que sempre desenvolvi aqui em Salvador, que é de forma fraterna e respeitosa aproximar-me de outras experiências eclesiais e confesso que ao ficar tão perto de outra realidade cada vez mais reafirmo a minha identidade pastoral. Foi um diálogo muito gostoso, demos um passo no caminho da quebra dos preconceitos e da aproximação tão necessária e importante. Depois da conversa que tinha como foco a campanha, foram feitas muitas orações por mim e pela Pastoral da Juventude.

Curso de Verão da Arquidiocese de Vitória – 12 a 14 de novembro

É perceptível que Vitória se tornou para mim uma segunda casa, pois é, voltei mais uma vez à terra da moqueca, do forró do pneu furado, das crianças PJoterias, da maior equipe de assessoria arquidiocesana do mundo, do maior banner da campanha do mundo, da maior vela do mundo… É esse povo é assim mesmo se é para fazer eles/as fazem com intensidade, com profundidade, com muita dedicação… O curso foi muito bom, a metodologia estava de parabéns e a espiritualidade também. Contribui em duas mesas, a primeira sobre a importância do Grupo de Jovens e a segunda sobre o Documento 85. Foi massa!

Seminário Arquidiocesano da Campanha – 14 e 15 de novembro – Itabirito/MG

Encontrei-me de cara, na madrugada fria de Ouro Preto, com Felipe, Edgar e Kátia… A viagem até Itabirito foi regada com Ivete Sangalo… Ao chegar à casa do padre eu desabei e no outro dia participei do último dia do seminário, foi maravilhoso, porque pude escutar a partilha da missão realizada no dia anterior em vista da campanha, foi fantástico ouvir os relatos e perceber que a campanha pode ganhar um poder muito maior se a dimensão missionária for mais trabalhada. Depois das partilhas, pude também partilhar um pouco como anda o serviço missionário da secretaria nacional e ao final os jovens me fizeram perguntas, foi bacana ter participado um pouco da atividade.

Parada em Viçosa – 16 a 18 de novembro de 2010

Tempo de reza, descanso, escuta, serviço, conversas, promessas, caminhadas, visitas… Padre Wandinho é sempre uma benção no serviço ministerial do acompanhamento, as suas atitudes pastorais revelam o sentido mais profundo do verbo acompanhar. Foi maravilhoso poder desfrutar da sua presença, também a visita foi de fundamental importância para a preparação pessoal em vista da participação na reunião da Comissão Colegiada do Setor Juventude, já que ele esteve tão presente nesse espaço e assim pode partilhar comigo todas as maravilhas e também os desafios daquele lugar de comunhão, de diferenças e de construção do Reino.

Passagem por BH – 18 de novembro de 2010

Foi uma passagem rápida, mas o tempo suficiente para rever amigos e pessoas amadas, ainda foi possível bater um papo delicioso com o Irmão Joilson, é fantástico olhar no olho dele e escutar aquela voz mansa que traz mensagens de paz, de conflito, de realidade, de sonhos e de muitas lutas na defesa da vida da juventude. Valeu povo mineiro de Meu Deus.

Passagem por Caxias/RJ

Pra variar a galera da Baixada Fluminense me recebeu com uma roda de conversa num barzinho maravilhoso, ao som gostoso de um bom pagode. Foi um prazer enorme reencontrar Sandro, Renatinha, Aline, Letícia e Gabriel. Ainda deu tempo de dizer OI a Sofia que estava feliz e confortável dentro da barriguinha de sua linda Mãe Michele. Depois da reunião da CCSJ voltei a encontrar a galera de Caxias e rolou o velho e prazeroso JOGO DA VERDADE.

Reunião da Comissão Colegiada do Setor Juventude – 19 a 21 de novembro – Rio de Janeiro

É sempre um desafio muito grande estar no espaço do Setor Juventude, não pela sua proposta que é de força e equidade para todas as expressões juvenis da Nossa Igreja, mas sim pela metodologia, pelas opções, pelas atitudes, por algumas falas e propostas verticais que não brotam dos corações das lideranças jovens dos grupos que compõem esse coletivo. A sensação muitas vezes é de impotência e de desgaste, porque a voz que sempre ecoa é a seguinte: “A Igreja é hierárquica e tudo quem decide são os bispos”. Sabemos disso e nunca negamos essa realidade, mas um bom diálogo é aquele que nos propomos a escutar mais do que dizer. Espero de coração que os nossos pastores possam ser sensíveis aos clamores juvenis partilhados durante a nossa reunião.

Sempre me assusta a ausência do conflito, mas era perceptível que não cabia na reunião posturas questionadoras ou provocadoras, Solange até que tentou por algumas vezes dar umas alfinetadas, mas a proposta metodológica não permitia espaço para essas conversas mais tensas e conflituosas, talvez tenha sido bom para um grupo que está começando a se entrosar, mas é preciso permitir que com o desenrolar do processo, possam rolar naquele espaço tão rico e plural, conversas mais claras e profundas que nos provoquem no sentido de repensarmos as nossas posturas, atitudes e ações pastorais.

Foi uma reunião muito boa, surpreendeu-me as falas, posturas e atitudes dos nossos irmãos dos movimentos, em especial das novas comunidades: Shalom e Canção Nova. Durante a reunião permiti que os meus olhos brilhassem com as outras expressões, encantei e deixei-me encantar, foi muito gratificante aquele momento.

Ficou mais claro do que nunca que o nosso lugar na Igreja está reduzido e precisamos pensar como nos adaptamos ao espaço menor, visto que historicamente fomos “A AÇÃO DA IGREJA NA EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE” e hoje somos uma das ações da Igreja na evangelização da juventude. Ficou forte também que precisamos pensar em mecanismos que nos “desgarrem” um pouco da estrutura do setor, pois percebo que estamos vivendo como antigamente que o setor era suporte para nós em diversos sentidos e em especial no que diz respeito às questões da assessoria e da estrutura. Precisamos perceber que com as imensas proporções que hoje tomou o Setor Juventude não será mais possível contarmos com um acompanhamento especial, diferenciado e prioritário. É preciso ver o setor, cada vez mais, como um espaço de articulação, de troca de experiências e de proposições de algumas linhas comuns na evangelização juvenil, como Dom Eduardo fez questão de alertar logo no inicio da reunião.

Ficaram fortes para a nossa caminhada comum alguns elementos centrais da nossa evangelização: Palavra de Deus, Documento de Aparecida, Documento 85 e o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina. Os grupos presentes toparam aprofundar esses documentos e sistematizar as suas ações à luz desses referenciais.

Apesar de o grupo ter muita sede de partilhar a vida, de trocar ideias, de tirar dúvidas sobre os outros grupos, de conviver, etc. A pauta sobre a JMJ foi densa e bem valorizada, é claro que entendemos o valor desse tema, mas se centrarmos tanto na realização da jornada, pode correr o risco que tanto tememos de tê-la como um evento e não como parte de um processo que já estamos vivendo na Igreja do Brasil há muito tempo.

Juntamente com a Ir. Silvana, Leo e o Irmão André, eu pude contribuir nos momentos de oração, passando pelos lugares bíblicos da revitalização, foi uma experiência muito boa, ajudou-me a poder beber da fonte renovadora da ação do Espírito Santo, que com todo o seu poder e força se fez tão presente que era possível vê-lo e senti-lo todo o tempo.

Assembleia da CNBB – Regional Nordeste III – Salvador – 23 a 25 de novembro de 2010

Maicelma é coordenadora pedagógica de uma escola e nessa época muitas são as tarefas, dessa forma ficou inviável para ela se fazer presente na assembleia e ao contatar algumas pessoas do regional deparou-se com um espaço em minha agenda e eu louvo a Deus por essa feliz coincidência, porque pude escutar a partilha de Dom Luis Cappio a partir dos relatórios enviados pelas pastorais. Ele chamou a atenção das pastorais sobre vários aspectos, foi uma chamada muito positiva e provocadora e os temas mais citados foram: profetismo, espiritualidade, eclesialidade, missionariedade, sustentabilidade.

Vários foram os momentos interessantes da assembleia, mas aquela reflexão de Dom Cappio foi para mim um momento fantástico de revisão de vida e de prática.

Nos últimos dias tenho me dedicado as seguintes tarefas:

  • Arrumação de todos os arquivos e materiais necessários para o momento de transição da secretaria nacional;
  • Preparação do Seminário Nacional da Campanha;
  • Atividades na paróquia e na arquidiocese;
  • Muita oração pela ampliada;
  • Momentos de Titia;
  • Processo de seleção para trabalhar no Colégio Marista.

Na minha comunidade fizemos um lindo momento espiritual de ADVENTO, foi tão lindo… Quero propor que vivamos de verdade esse tempo tão singular da nossa Igreja, que possamos preparar corações, pessoas, comunidades e sociedade para receber o MENINO REI, que possamos numa espera inquieta e reflexiva mexer no fundo das gavetas das nossas almas, retirando poeiras, coisas que não precisamos mais guardar, lembranças adormecidas, recordações que nos fazem chorar, rir e se animar para continuar a caminhada.

Seja luz para alguém, seja luz para você, seja luz para a ação do Espírito do Santo de Deus!

Um abraço bem forte!

Hildete Emanuele “Tica”

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.