Pela Vida das Companheiras: encontrar-nos foi necessário
Entre os dias 05 e 07 de agosto, referências da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, coordenação e assessoria nacional da PJ, convidadas e parceiras estiveram reunidas nas terras de Campinas/SP – Regional Sul 1, para celebrar a vida e refletir os caminhos de nossa ação missionária em relação a Campanha.
O Encontro Nacional pela Vida das Companheiras foi um espaço que refletiu sobre a história de luta dos direitos de existir das mulheres, também refletiu sobre os contextos sociais e históricos. Houve também a partilha da vida, onde jovens mulheres (indígenas, travestis, negras e quilombolas) trouxeram seu testemunho de resistência e busca pela dignidade e foram para nós um “soco no estômago”, para que nossa ação evangélica pudesse ser ressignificada. Também discutimos sobre a urgência de pensar novas masculinidades para reconhecer o novo homem que se constrói nos companheiros.
Esse encontro era e é sonho de muitas mãos e pés. Foi realizado com as bençãos da Divina Ruah, que soprou em nossos prantos e nos possibilitou a chance de caminhar em caminhos mais próximos da construção do Reino no agora; pensando e elaborando o Bem Viver para o nosso povo, inspiradas e inspirados em nossa ancestralidade dos povos originários de Nossa América.
Retornamos às nossas casas levando na bagagem o eco dos gritos das mulheres, anunciando Vida, Luta e Esperança.
Ingrid Sabrina, Coordenadora Nacional da PJ pelo Regional Norte 2
Hartemys Belo, referência da Campanha Nacional pelo Regional Nordeste 2