PJ da Diocese de Humaitá/AM realiza CDL
Pastoral da Juventude
Diocese de Humaitá
CDL
CURSO DE DINÂMICAS PARA LÍDERES
Humaitá, Manicoré, km 180, Realidade, Dist. Auxiliadora
LOCAL: Instituto Renascer – km 12
Dias 25, 26 e 27 de março de 2011
"O jovem é o melhor apóstolo do
próprio jovem". (Paulo VI)
O Curso de Dinâmicas para Líderes – CDL teve início na sexta-feira com a chegada dos cursistas ao local sendo acolhidos pela coordenação diocesana. Após o jantar teve o momento forte de oração preparado pela equipe de liturgia e abrangeu alguns passos do ODJ como o mantra, a recordação da vida, entronização da palavra, leitura e partilha, finalizando com a saideira. Em seguida houve a apresentação da equipe de monitores e cursistas. A seqüência de abordagens começou com o assessor Raimundo Pinheiro que expôs os Objetivos para bom o funcionamento do CDL; José do Socorro, por sua vez, explanou acerca da temática: Janela de Johari; José Osmundo abordou sobre a Distribuição de tarefas eo último tema da noite: as 16 Regras de Trânsito sendopalestrado por Claudimar Paes de Almeida. José Osmundo aplicou a votação do Sociograma I. O momento se encerrou às 23h00 com os avisos sobre a preparação das tarefas, horário para dormir e oração final.
As atividades do sábado tiveram início às 08h00 com a oração da manhã feita pela equipe de liturgia. Apresentação das tarefas e Resultado do Sociograma. Depois Claudimar palestrou a temática: Dinâmicas de grupo trabalhando com 4 grupos para apresentarem os tipos de coordenadores e da comunicação não produtiva. Grupo de Observação e Grupo de Verbalização.
Steivid fez o tema sobre Exercício de Cooperação. DepoisIrmãoMarcelo comentou a temática: A dignidade da pessoa humanaatravés do vídeo: O menestrele documentos da Igreja Católica que abordam sobre a verdadeira dignidade da pessoa que é expressa por meio da fé. Em seguida almoço e retorno às 13h30min com a reflexão em 3 grupos do tema anterior. Houve discussão e plenária conduzida pelo jovem Steivid. Em seguida José Osmundo fez Raimundo Pinheiro abordou sobre O valor da pessoa humana formando 4 grupos para as 4 dinâmicas diferentes. Houve depois o momento da partilha dos grupos na plenária.
Por volta das 15h00 Frei Francisco palestrou sobre o tema Cristão e ser Cristão explicando que ser cristão é seguir a Jesus. Veio a hora do intervalo para o lanche e após fez uma reflexão com as perguntas: 1) Qual o lugar que Jesus ocupa em minha vida? 2) Que dificuldades sinto em ser cristão? 3) Como podemos ser luzes para os outros jovens tendo Jesus como referencial? Houve também o testemunho de dois jovens: Jair (JUAX – Dist. Auxiliadora) e Núbia (Apuí) que falaram de chamado e das boas experiências realizadas dentro do grupo de jovens. Steivid trabalhou como Sociodrama um fato da sociedade que ameaça a vida de cada jovem envolvendo o uso de drogas, seguido de assalto e violência. Em seguida articulou 4 grupos e trabalhou Dramatizações Bíblicas para explicar o sentido da vida. José Joaquim trabalhou A confecção de cartazes com o objetivo de explicar aos cursistas a importância do tempo e do trabalho em equipe. Depois Raimundo Pinheiro abordou o tema Igreja e Comunidade cujo objetivo principal foi mostrar dois grandes momentos de renovação da Igreja Católica após o Concílio Vaticano II.
Pela parte da noite, após o jantar aconteceu na capela a temática: Quem sou eu?, sendo partilhada por todos; a leitura reflexiva do texto Meu Bambu Amado e Perfil Psicológico cujo dirigente foi o coordenador diocesano Klivy Ferreira.
No domingo houve celebração eucarística com os jovens e adultos em recuperação da dependência química (bebidas e drogas). Leitura Bíblica Mt 18,14-15. Cobrança das tarefas exposta pelo jovem José. Frank Botelho abordou o tema: Como formar um novo grupo de jovens e facilitar um processo de crescimento por etapas? Explanando sobre a importância de um grupo de jovens dentro de uma comunidade e da própria Igreja e ressaltou que não deixassem morrer seu grupo e que trabalhassem em equipe. Marcelo falou sobre Miopia social explicando que a comunicação através de imagens é diferente para cada espectador que recebe esta em palavras e seguiu com a revisão em forma de plenária pelos cursistas. Por fim aplicou o questionário avaliativo do curso. O encerramento seu deu com o almoço e um momento de lazer entre os jovens. A participação de todos foi bastante produtiva e o CDL conseguiu atingir seu verdadeiro objetivo que é formar líderes.