PJ da Diocese de Ilhéus-BA realiza Congresso
PJ da Diocese de Ilhéus-BA realiza Congresso
A Pastoral da Juventude da diocese de Ilhéus realizou seu I° Congresso durante os dias 16, 17 e 18 de julho na cidade de Gangú-BA.
O tema “Juventude, Fé, Cidadania e Direitos Humanos”, e o lema: “Um jeito de ser e fazer”, foi abortado durante os três dias de atividades.
Felipe Freitas, Presidente do CEJUVE – Conselho Estadual de Juventude da Bahia abordou o eixo I: ‘Direitos Humanos e Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens’. No debate deste eixo os jovens presentes expressaram sobre a realidade de cada um; a indignação por falta de políticas públicas para a juventude.
No eixo II, “Pastoral da Juventude e a Civilização do Amor”, Maicelma Maia, articuladora da PJB do Regional Nordeste III, enfatizou a beleza da PJ na vida de tantos jovens, como expressão de referência e opção no anuncio da Boa Nova.
O eixo III, que seria abordado por Dom Mauro Montagnoli, bispo da Diocese de Ilhéus, teve que ser cancelado por conta do falecimento do Padre João Borges conhecido como Pe. Dão (Paróquia Santíssima Trindade, Diocese de Ilhéus)que caminhou junto a Pastoral da Juventude como muito carinho e dedicação. Assim, foi realizado um momento orante em memória ao Padre Borges.
No domingo pela manhã foi celebrada a Missa de encerramento e depois dos informes foi feito um grande círculo para a oração do congresso.
Para Kássio Soares, Coordenador Diocesano, “o Congresso foi uma oportunidade de (re)encontro, partilha, e fortalecimento.”
Por
Fábio Ferreira
Com informações de Kassio Soares