PJ da Diocese de Ilhéus (BA) realiza Congresso na cidade de Ipiaú
Com o tema PJ: Identidade e Missão, e o lema: Uma história tecida por muitas mãos e feita em mutirão, cerca de 300 jovens de todos os zonais da Diocese de Ilhéus participaram, entre os dias 4 e 6 de setembro, do IV Congresso Diocesano da Pastoral da Juventude, em Ipiaú. Além dos participantes oriundos de Ilhéus, o encontro contou com a presença de jovens de Jequié, Vitória da Conquista e Amargosa.
O Congresso teve início com uma Santa Missa presidida pelos padres Edilson e Luis Miguel, da Diocese de Ruy Barbosa, e contou com a presença de pessoas que representaram a história da Pastoral na Diocese, relatando seus aprendizados e dificuldades ao longo da caminhada.
No sábado, o evento foi assessorado por Hildete Emanuelle, analista Pastoral da Província Marista Brasil e ex-secretária nacional da Pastoral da Juventude. Durante suas falas, Hildete recordou que a Pastoral é uma escola de vida. O jovem tendo uma formação Integral é formado pra ser cristão no dia-a-dia. “O grupo de base tem a missão de formar jovens cristãos que atuem também na sociedade, lutando para construir a Civilização do Amor”, lembrou. No final da tarde, os jovens foram levados ao bairro do Sítio onde vivenciaram um momento na comunidade.
Já no domingo, todos os jovens participaram da Celebração Eucarística na Comunidade de Senhora Sant’anna, onde em seguida, o Pe. Luis Miguel Modino, missionário espanhol e assessor regional da Cebs, falou da missão da Pastoral da Juventude, citando o documento de Aparecida, que ratificou a opção preferencial da Igreja pelos pobres. “A missão da PJ, assim como de qualquer cristão, é construir um mundo novo como Jesus veio nos ensinar: um mundo de amor”, afirmou o sacerdote.