PJ da Diocese de Rio do Sul (SC) se reúne
A juventude é mesmo cheia de entusiasmo e alegria! Ser Pastoral da Juventude é ter ousadia, utopia, é ser protagonista. E neste clima, aconteceu no final de semana dos dias 19 e 20 de fevereiro, a 1ª Reunião da Coordenação Diocesana da PJ da Diocese, na comunidade de Santa Rita – paróquia do Canta Galo em Rio do Sul.
Estiveram presentes 28 jovens, provenientes de 12 paróquias de nossa diocese para, a luz do Plano de Ação da PJ diocesana, encaminhar e articular os projetos de organização e evangelização da Juventude no ano de 2011.
A reunião teve seu início no sábado à tarde, com a acolhida e mística inicial, preparada pelos jovens do grupo JURC de Rio do Campo. O dia foi de muito trabalho para a coordenação, cabendo ressaltar o estudo sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2011 conduzida pelo Jovem Edson Torres e todo encaminhamento do Projeto Escola de Formação da Juventude, que promete ser um grande alicerce na formação e motivação dos jovens nas nossas comunidades neste ano.
Ainda tivemos presença do novo Coordenador de Pastoral da Diocese, Pe. Osmar Debatin, que se apresentou aos jovens presentes se colocando a disposição da juventude. O dia teve seu encerramento com a reza do Ofício Divino da Juventude, preparado pela equipe de animação. Após, os jovens foram acolhidos em casas de família da comunidade para pernoitar.
O domingo começou animado, cabendo ressaltar os encaminhamentos da coordenação em relação à comemoração dos 30 anos da PJ na Diocese e dos compromissos assumidos pela paróquia de Salete na realização da Semana da Cidadania e de Apiúna na realização da Semana do Estudante.
A atividade teve seu desfecho no início da tarde, com o envio preparado pelos jovens de Lontras e pela declamação conjunta do Poema “Coração Pjoteiro”.
Mais uma vez, a juventude provou que é protagonista, que acredita num homem e mulher diferente, que sonha com os pés firmes no chão e que é sim, a esperança concreta de construção de um mundo novo. Fica o agradecimento a todos (as) os (as) jovens da coordenação, que tiraram tempo do seu fim de semana para essa construção coletiva.
Fica também, o agradecimento especial a todas as famílias que acolheram os jovens, ao grupo de jovens JUC, ao Pe.Lino e a toda comunidade de Santa Rita, que mais uma vez acolheu uma atividade da PJ.
Continuemos nossa caminhada Juventude, vamos arregaçar as mangas, afinal, temos muito a fazer. É isso ai galera, “com fé e esperança, Juventude vamos lá!!!”
Um abraço fraterno a todos e todas. SOMOS PJ!!!