PJ de Cuiabá na Romaria dos/as Trabalhadores/as
Pastoral da Juventude de Cuiabá marca presença na XXIII Romaria dos Trabalhadores/as
Tendo como pano de fundo as margens do Rio Cuiabá, jovens da Pastoral da Juventude levaram sua bandeira de lutas na XXIII Romaria dos Trabalhadores/as, realizado no dia primeiro de maio, dia do Trabalhador/a. O evento reuniu mais de 1.500 pessoas de movimentos sociais, pastorais, sindicatos e associação.
Entre as bandeiras defendidas pelos jovens estavam fim da violência contra a juventude, erradicação da exploração da mão de obra infantil e a preservação do meio ambiente. A questão ambiental foi tema da Romaria deste ano que fez reflexões sobre as ações que devem ser feitas para preservar a mãe natureza.
Os verbos presentes na caminhada que foi realizada na cidade de Acorizal, distante 50 km de Cuiabá, formam “Reduzir, reutilizar, reciclar”, que estava em sintonia com o tema do evento “Mundo do trabalho e meio ambiente”.
Na caminhada, a intenção foi alertar toda a sociedade para o aquecimento do ambiente, que exigirá novas posturas no jeito de organizar as cidades, as moradias, a relação entre o cimento e as áreas verdes.
Para o coordenador de comunicação da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude de Cuiabá (CAPJ), Tarley Melo, é importante que a juventude esteja nesta luta pela preservação da natureza. “Nós jovens somos fundamentais neste processo de transformações social onde o meio ambiente esta cada vez mais ganhando espaço. A juventude deve estar inserida na sociedade e continuar lutando por um mundo melhor”, observa.
Marcela Brito
Assessoria de Imprensa