Cancel Preloader

PJ de Ji-Paraná realiza sua 1ª Ampliada de 2011

Coordenadores/as, assessores/as e a equipe de secretaria da PJ da Diocese de Ji-Paraná se encontram em Urupá/RO, pela primeira vez em 2011, para uma reunião ampliada

 

 

 

Após nossa ADPJ (Assembleia Diocesana da PJ) ocorrida aos dias 03 a 05 de dezembro de 2010, tivemos nossa primeira reunião da Coordenação Ampliada Diocesana da PJ. Ocorreu em Urupá/RO, conforme o Plano de Evangelização para o ano 2011, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

As reuniões ampliadas ocorrem quatro vezes por ano, ordinariamente, podendo ser convocadas em caráter extraordinário. Elas são o espaço para as deliberações e articulação da PJ diocesana.

Em nossa estrutura de coordenação, secretaria e assessoria diocesana, optamos pela forma colegiada. A coordenação diocesana é composta por um/a coordenador/a diocesano/a de cada paróquia, indicado por esta; a assessoria diocesana é composta por um assessor referencial indicado pelo bispo diocesano e por um/a assessor/a de cada regional e a secretaria é também colegiada, se constituindo de 6 pessoas com funções específicas como: articulador, CRPJ, tesouraria e 2 secretárias. É uma estrutura muito grande, mas, não deixa de ser ágil. Seria pesada se houvessem confusões de papéis, dispersões, rotatividade, etc.

Ao todo em Urupá/RO estivemos com 18 das 22 paróquias da Diocese, através de seu/a coordenador/a diocesano/a, além da equipe referencial, que é o nome que a ADPJ aclamou para a equipe de secretaria. A comissão de assessores/a no entanto, não se fez integralmente presente, estando apenas o assessor referencial e o assessor do Regional Norte da Diocese. Os demais 5 regionais ainda não haviam definido seu assessor/a.

Nossa reunião se iniciou às 9 horas da manhã do dia 19/02 com café da manhã e a acolhida calorosa da PJ de Urupá, onde inclusive está o nosso assessor referencial, Pe.  Roberto Carlos, padre salesiano, pároco da paróquia Santíssima Trindade. D. Bruno, bispo diocesano de Ji-Paraná e bispo referencial para a juventude do Noroeste-CNBB, também esteve presente motivando a juventude e disse que nossas reuniões ampliadas estão na sua agenda. Na manhã no s concentramos numa oração e apresentação continuando com uma análise de estrutura da composição da coordenação, assessoria e secretaria da PJ, conforme deliberações da ADPJ. Após o almoço, no intervalo, D. Bruno e Pe. Roberto e a Equipe Referencial estiveram em reunião, mesmo porque a nova equipe de secretaria ainda não havia se apresentado ao bispo, só havia acontecido mesmo uma reunião de apresentação com o novo assessor referencial da PJ diocesana. Pe. Roberto Carlos continuou conosco, mas, D. Bruno teve de se despedir por causa de outras atividades em sua agenda.

Nossa reunião continuou na tarde de sábado com muitas demandas, iniciando pelo estudo da ata da ADPJ e a articulação e a preparação de atividades como o Fórum Diocesano sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; seguimos com demandas internas como o estudo sobre as partilhas seguindo com as mesmas, análise das equipes de cursos da PJ diocesana e sobre formações, análise do plano financeiro e reavaliação da meta financeira e da destinação dos recursos. Nosso plano para arrecadação de recursos, conforme deliberação da ADPJ, será uma rifa com premiação de 2 passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil. Cada paróquia se dispôs com uma quantidade, de acordo com sua estrutura e possibilidades. Deliberamos pela não obrigatoriedade das vendas e também pela comissão pela vendas das rifas em 1/3 para a paróquia. A destinação dos recursos, nisso corrigimos pontos falhos da ADPJ, concentrou-se em: liberar uma pessoa para participar do próximo ENPJ (Encontro Nacional da Pastoral da Juventude); auxiliar a diocese, ressarcindo em parte, no custo com o envio de dois jovens para a JMJ, não definimos valores ou percentuais, sendo isso definido na próxima reunião ampliada, onde teremos mais palpável nossa arrecadação. Todo restante dos recursos será destinado a um fundo para formações, seja a nível de diocese, seja para a capacitação de equipes em Centros e Institutos de Juventude e estas depois se dispõem para capacitação nas paróquias e regionais de nossa diocese. Os recursos para manutenção da atividades pastorais, deslocamento de lideranças e cursistas, local para formações e outros custos continuam pelo auxílio da Diocese, além dos recursos próprios que a tesouraria da PJ diocesana dispõe para emergências, imprevistos e demandas internas não comportadas pela Diocese.

Após uma tarde com uma pauta pesada, tivemos a noite um momento de espiritualidade preparada por Pe. Roberto Carlos, e em seguida noite cultural com apresentações preparadas pela casa.

No domingo não foi possível participar da celebração com a comunidade local por alguns imprevistos, mas, tivemos nossa oração da manhã através do Ofício Divino da Juventude. Seguimos com a preparação para a acolhida da reunião da CRPJ do Noroeste que será em nossa diocese no mês de março e muitos encaminhamentos de demandas internas de coordenação e, ao final, concluímos com uma mística o encerramento desta primeira e animadora reunião ampliada.

Foi interessante perceber nessa reunião o amor e dedicação dos/as salesianos/as pela juventude. Além do nosso bispo e assessor referencial, que são salesianos, havia duas religiosas salesianas presentes durante toda ampliada, uma delas está saindo da assessoria de um regional e a outra é a atual assessora de uma paróquia e acompanhou o coordenador diocesano desta.

A partir de Urupá pudemos ter certeza dos rumos da PJ na nossa diocese. Com uma renovação de mais de 70% de lideranças, nem por isso com jovens despreparados e/ou que não estejam cientes de seu compromisso. Agora com uma comissão de assessores/as, que temos certeza, estará conosco estruturando-se a partir da próxima reunião ampliada e principalmente,  com uma equipe de secretaria homogênea e disposta.

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.