PJs na 2º Conf. Nac. de Juventude
Aconteceu de 9 a 12 de dezembro na capital brasileira, Brasília, a 2º Conferência Nacional de Juventude, que uniu jovens dos 27 estados e mais de mil municípios, representando vários seguimentos: governo, partidos, movimentos, coletivos, pastorais, etc. As Pastorais da Juventude (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural) fizeram história nesta conferência sendo um dos mais representados seguimentos, mostrando a força e a presença nos debates, defendendo sempre a vida da juventude.
Realizada no Parque da Cidade a 2º Conferência foi norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Durante os 4 dias de Conferência as Pastorais da Juventude buscaram se manter alinhadas, procurando levar as suas bandeiras de luta para todos os jovens que lá estavam e colocá-las em debate. Havia um espaço de encontro chamado “Tendas das PJ’s” ou “Stand das Pj’s”, onde eram distribuídos materias, adesivos da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens e onde estavam também penduradas/estendidas as bandeiras.
Na tarde do sábado (10) aconteceu os debates nos GTs – Grupos de Trabalho em que as PJ’s mostraram sua força e seu protagonismo. A partir de 5 eixos, foram constituídos 21 GTs para discutir diferentes temáticas e eleger propostas. Esse processo resultou no texto final da Conferência e em 26 propostas de políticas públicas de juventude. As PJ’s, debateram sua participação, contribuindo com propostas para garantir ações na defesa da vida da juventude, especialmente em temas como Segurança, Direitos Humanos, Participação, Fortalecimento Instucional, Trabalho, Campo e Meio Ambiente.
Foram realizadas várias plenárias e reuniões das PJ’s e um dos pontos mais marcantes foi o Ato da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens que aconteceu na manhã do domingo (11). O jovem Eric da Gamaliel Vieira de Baianópolis – BA declamou a poesia “Por amor” de Zé Vicente e numa ciranda pela vida as PJ’s e jovens de vários outros seguimentos se uniram e cantaram o Pai Nosso dos Martíres, relembrando aqueles jovens que morreram por causa da brutal violência que vivenciamos no Brasil e no mundo. Em marcha e cantando o Hino da Campanha todos caminharam até a Plenária Geral e lá foi reafirmada a necessidade de se lutar pela vida da juventude num grande grito de “Chega de Violência e Extermínio de Jovens!”.
Assista o vídeo do Ato: AQUI
Leia a as Resoluções Finais da 2º Conferência Nacional de Juventude que já está disponível no site da Conferencia: AQUI