Primeiro dia do 3º ERPJ Sul 1
A manhã e boa parte da tarde deste segundo dia do 3º ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude) do Sul-1 foram dedicadas ao VER. Os delegados e delegadas foram divididos em comunidades para discutirem os eixos Pastoral, Política, Desenvolvimento Integral, Território, Vida Digna e Qualidade de Vida.
Os frutos de cada comunidade foram especiais e desafiadores para esta nossa PJ diante de tantas realidades adversas, em que nos é necessário estar presente e mantendo diálogo permanente. Saboreiem alguns relatos e provocações dos assessores que conduziram as comunidades.
Roberta Agostinho, da Sub Região Campinas, conduziu a comunidade Evangelização da Juventude provocando a reflexão sobre o papel do grupo de jovens, a figura do assessor e igreja que acreditamos. “O nosso modelo de igreja, libertadora, que vai de encontro com o povo, não muda, o que é preciso mudar é o método como precisamos agir.”
Para Roberta a PJ está sendo desafiada a fazer diálogo com todas as juventudes, aproveitando o atual cenário da igreja (Jornada Mundial da Juventude, CF sobre Juventude e Doc. 85 da CNBB sobre Evangelização da Juventude). “É hora de imprimirmos um modelo de igreja de transformação, contribuindo de forma concreta com nossa proposta de formação integral. Dar um testemunho com esperança e ousadia.”
Para os assessores a PJ está no caminho certo e ainda avançará muito numa construção coletiva do Reino. É hora da PJ quebrar barreiras e tecer novas relações.
Teias da Comunicação Sul 1
Baixe o Diário de Bordo do primeiro dia do ERPJ