Regional Sul 2 [PR]

Organização

A Pastoral da Juventude do Estado do Paraná organiza-se a partir dos grupos de jovens das Comunidades Eclesiais de Base, Paróquias, (Arqui)Dioceses e Províncias Eclesiásticas, tendo como missão a evangelização das juventudes através do anúncio e da vivência do Evangelho de Jesus em uma mística libertadora. O Regional Sul 2 é composto por 18 (Arqui)Dioceses (Rito Romano) – divididas territorialmente em 4 Províncias Eclesiásticas – e 2 Eparquias Ucranianas (Rito Bizantino Ucraniano). A PJ está presente em 14 das 18 (Arqui)Dioceses do Regional, não tendo organização nas Eparquias Ucranianas.

Coordenação Regional [CRPJ]

A CRPJ é colegiada composta por: Coordenadores/as Provinciais; Secretaria Regional da PJ; Coordenação Nacional da PJ; Assessor Regional da PJ e Bispo Referencial para as Juventudes do Regional.

Províncias Eclesiásticas

Articulador da Província e membro da Coordenação Regional: 

 

Arqui/Dioceses:

  • Arquidiocese de Curitiba

  • Diocese de União da Vitória

Articuladora da Província e membro da Coordenação Regional: 

 

Arqui/Dioceses:

  • Arquidiocese de Londrina

  • Diocese de Apucarana

  • Diocese de Cornélio Procópio

  • Diocese de Jacarezinho

Articuladora da Província e membro da Coordenação Regional: Maiara Cortez

 

Arqui/Dioceses:

  • Arquidiocese de Maringá

  • Diocese de Campo Mourão

  • Diocese de Paranavaí

  • Diocese de Umuarama

Articuladora da Província e membro da Coordenação Regional: Karolayne Borges Gomes

 

Arqui/Dioceses:

  • Arquidiocese de Cascavel

  • Diocese de Foz do Iguaçu

  • Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

  • Diocese de Toledo

Secretaria Regional [SRPJ]

Nathalye Lima – Diocese de Toledo.

Coordenação Nacional [CNPJ]

Gabriela Silva – Arquidiocese de Londrina.

Assessoria Regional

A Rede de Assessoria Regional da PJ é composta por aproximadamente 35 pessoas, leigas e leigos, padres e religiosas que prestam o serviço de assessoria temática e de acompanhamento na instância Arqui/Diocesana, sendo os/as assessores/as de acompanhamento devidamente referendados/as pelo bispo local. Esta rede é coordenada pelo assessor regional.

Pe. Marcos Roberto de Almeida dos Santos 

Província Eclesiástica de Maringá
Assessor Eclesiástico Regional da Pastoral da Juventude 

Ir. Ismael Giachini Frare, OSJ 

Província Eclesiástica de Londrina

Ir. Raquel de Fátima Colet, FC 

Província Eclesiástica de Cascavel 

Marines Bettega

Província Eclesiástica de Cascavel 

Thiesco Crisóstomo 

Província Eclesiástica de Curitiba

 

Dom Amilton Manoel da Silva, cp

Bispo Referencial para as Juventudes do Regional Sul 2 

 

História

“História” é um termo com significados variados, mas nesta retomada da caminhada quer resgatar o movimento que fazem os homens e as mulheres na sua prática e processos sociais e eclesiais, a história construída no cotidiano da vida, capaz de gerar inspiração e aprendizados. Olhar, portanto, para a história da PJ Regional é perceber seus encantos e urgências e produzir um conhecimento para avançar. 

Nesta perspectiva, é necessário começar em setembro de 1978, na Assembleia da CNBB Regional Sul II, os bispos do Paraná fizeram um apelo insistente e necessário à organização em nível regional de um Plano de Pastoral da Juventude com três pontos fundamentais: a) No Paraná havia uma imensa massa de jovens, especialmente nas regiões de ocupação mais recente: sudoeste, oeste e norte do estado. A Igreja sentiu-se fortemente convocada para colocar em marcha uma Pastoral da Juventude em nível estadual; b) A presença expressiva de jovens na vida das comunidades eclesiais, assumindo lideranças, especialmente nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). Há, sobretudo no meio rural, uma imensa organização através dos grupos de jovens; c) A visão de que os movimentos especializados de jovens não alcançaram os resultados desejados. 

Nas áreas urbanas, a presença e atuação dos (as) jovens nas comunidades eclesiais eram insignificantes ou quase inexistentes, sobretudo junto às periferias e nos meios populares. Surgiu no Paraná a tomada de consciência de que era hora de proporcionar aos (às) jovens um espaço e uma organização, o que deu origem à Pastoral da Juventude em nível Regional, com a pastoral não para os/as jovens, mas de jovens, enquanto sujeitos e protagonistas da evangelização. 

Em 1979, o Pe. Eduardo Bogo, da Diocese de Guarapuava, juntamente com alguns (as) jovens, começou a pensar numa articulação mais sistematizada da Pastoral da Juventude do Regional Sul 2. Naquele momento a preocupação era realizar um primeiro contato para conhecer o trabalho de PJ em nível local, como também motivar, articular e convidar as coordenações para um Encontro Regional. Já em 1980, mediante articulações feitas por visitas, viagens, cartas, contatos com todas as arqui/dioceses, aconteceu nos dias 26 e 27 julho de 1980 o 1º Encontro Regional da Pastoral da Juventude, com a participação de onze arqui/dioceses. Foi a primeira troca de experiências, partindo da realidade, dos trabalhos concretos arqui/diocesanos.

Em 1983, os bispos do Paraná assumem a Pastoral da Juventude como destaque da ação evangelizadora do Regional. O que viabilizou, ainda mais, a articulação por província eclesiástica, resultando em 1985 (Ano Internacional da Juventude) ações descentralizadas, que somadas, reuniram mais de 150 mil  jovens em todo o estado.

1986 se deu a concretização do Conselho Regional da Juventude – CRJ formado pela Equipe Executiva (1 jovem por província), mais 1 jovem por Diocese e 1 jovem por específica (PJE-PJMP-PJR), bispo e o padre assessor Regional, que com o passar dos anos viria ser a PJB. Neste período também, começou as formações específicas para os/as assessores/as da PJ.  

No dia 07 de outubro de 1990, em Guarapuava, aconteceu o Congresso Regional da Pastoral da Juventude, com o objetivo de celebrar os 10 anos de Caminhada da Pastoral da Juventude no Paraná, para incentivar a presença Evangelizadora e Libertadora dos (as) Jovens na Igreja e na Sociedade, a partir do seu meio, tendo como tema “Jovem Evangelize seu meio” e o Lema “Cremos, por isso lutamos”, Iluminação Bíblica ”Jovens, porque sois fortes, vencestes o mal” (1 JO.1,4)”. 

Com o passar do tempo, já na década de 2000, a PJ do Paraná acolheu em 2004, na Arquidiocese de Curitiba, a 14ª Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil nos dias 17 a 24 de julho. No dia 30 de outubro de 2005, na Arquidiocese de Maringá, a PJ Sul 2 celebrou seus 25 anos de caminhada com o tema: “Juventude em Jubileu” e o Lema: “Celebrando a história, construindo o novo”.

O ano de 2012 foi marcado pela realização do 10º Encontro Nacional da Pastoral Juventude, entre 08 e 15 de janeiro, na Arquidiocese de Maringá, com o Regional acolhendo este momento da PJ Nacional que teve a presença de coordenadores/as e assessores/as de todas as arqui/dioceses do Brasil. Neste encontro, foi realizado o lançamento do subsídio: “Somos Igreja Jovem”.   

No mesmo ano, entre os dias 18 e 20 de maio, foi realizado o Seminário Estadual da “Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens” em Foz do Iguaçu, com a presença de quase 100 jovens, diferentes pastorais, movimentos eclesiais, ONGs, entidades governamentais e não governamentais que trabalham com juventudes. Este foi um amplo espaço de debates, diálogos e construção de alternativas possíveis para o enfrentamento da violência e o extermínio de jovens no estado do Paraná, contribuindo com o processo de efetivação de Políticas Públicas para a Juventude na perspectiva de garantia dos direitos fundamentais. No domingo, dia 20 de maio de 2012, com a presença de cerca de 300 pessoas foi realizada a Marcha Pela Vida, ato principal de lançamento da Campanha “A Juventude Quer Viver”. 

Nos dias 15 a 17 de agosto de 2015 a PJ do Paraná acolheu o Encontro Nacional de Assessores/as da PJ – ENAPJ, na Arquidiocese de Curitiba, com o tema: “PJ, cenários e possibilidades para o acompanhamento aos jovens” e iluminação bíblica: “Vinde e vede!” (Jo 1,39a). Entre os dias 01 e 04 de março de 2018, na Diocese de Apucarana, a PJ do regional acolheu a reunião da Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as da PJ Nacional. 

Nestes 40 anos de construção e caminhada, a PJ se (re)inventou de várias formas e jeitos, sempre encanada na vida das juventudes da época, tendo como horizonte ações de transformação da realidade onde inserida, tendo em Cristo o esperançar da libertação. 

Recordação dos/das SRs

Célio Juvenal Costa [Arquidiocese de Curitiba]

Osmair Antonio Strapassom [Arquidiocese de Curitiba]

Lorilson Zanlorensi [Arquidiocese de Curitiba]

Walmir Pacheco Cordeiro [Arquidiocese de Curitiba]

Sineide Ribeiro Iurckevicz [Arquidiocese de Curitiba]

Joaquim Madruga, JOKA [Diocese de Jacarezinho]

Kátia Ordálio [Diocese de Apucarana]

Nadia Cardoso Sedorko [Diocese de Guarapuava]

Veronica Ferreira de Souza [Diocese de Umuarama]

Jennifer Teixeira [Diocese de Toledo]

Nathalye Lima [Diocese de Toledo] Atual

Recordação dos/das CNs

Geraldino Proença [Diocese de Apucarana]

Luiz Fernando Rodrigues [Arquidiocese de Maringá]

Claudinei Lima [Diocese de Campo Mourão]

Gutto Wendler [Arquidiocese de Cascavel]

Milady Trava [Diocese de Apucarana]

Marcos Regazzo [Arquidiocese de Londrina/Arquidiocese de Curitiba]

Gabriela Silva [Arquidiocese de Londrina] Atual

Principais atividades

AMPLIADA REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE

A Ampliada Regional da PJ acontece duas vezes ao ano e tem caráter executivo das ações do Plano Trienal de Evangelização, assim como, ao final do terceiro ano, assume caráter elaborativo do novo Plano. Esta reunião é destinada para os/as coordenadores/as Arqui/Diocesanos, coordenadores/as provinciais e os/as assessores/as de acompanhamento. A Ampliada Regional pode ser substituída por outra atividade conforme a demanda.   

ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE [ERPJ]

O Encontro Regional da PJ acontece uma vez ao ano e tem caráter formativo/celebrativo, tem por pauta a formação dos jovens na temática do Plano Trienal escolhida para o ano. O encontro é destinado para todos os membros da Ampliada e os/as jovens que compõem a equipe de coordenação Arqui/Diocesana. O Encontro Regional pode ser substituído por outra atividade que mantenha o caráter formativo da ação. 

ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE [ARPJ]

A Assembleia Regional da Pastoral da Juventude é a instância máxima de deliberações da PJ do Sul 2. Acontece a cada três anos e tem caráter deliberativo. Em assembleia é eleita a coordenação regional e nacional, assim como o Plano Trienal de Evangelização.  

FORMAÇÃO REGIONAL DA REDE DE ASSESSORES E ASSESSORAS

A Formação Regional para a Rede de Assessores/as acontece uma vez ao ano, tem por pauta assuntos relacionados ao acompanhamento juvenil e aos grupos de base da PJ. A formação é destinada para todos os membros da rede, assim como, adultos interessados na temática e no serviço de acompanhamento e assessoria.

REUNIÃO REGIONAL DOS/AS ASSESSORES ECLESIÁSTICOS

A Reunião Regional dos/as Assessores/as Eclesiásticos é destinada aos assessores/as de acompanhamento, assessor regional e bispo referencial das juventudes. Acontece duas vezes ao ano e tem por pauta assuntos referentes aos desafios de ser um/a acólito/a das juventudes e demandas da PJ nas Arqui/Dioceses. 

REUNIÃO PROVINCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE

A reunião provincial acontece conforme a demanda de cada província eclesiástica e tem caráter executivo e/ou deliberativo e/ou de assembleia. A reunião é destinada a todos os membros das coordenações Arqui/Diocesanas locais, assessores diocesanos e convidados.   

PLANO TRIENAL

Material de caráter orientador, ele é a base comum dos eixos a serem trabalhados nas Arqui/Dioceses. Ele é construído nas Ampliadas Regionais e aprovado em Assembleia, com a participação dos jovens da base, coordenações e assessoria.

Contatos

Secretaria Regional
Nathalye Lima Pereira
Tel.: (44) 9 9757-7828 | E-mail: pjuventudesul2@gmail.com

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude pelo Sul 2
Gabriela Gandolfo da Silva
Tel.: (43) 9 9952-7774 | E-mail: sul2@pj.org.br

[Província de Cascavel] Karolayne (44) 9 9803-4781  
  [Província de Maringá] Maiara: (44) 9 8829-0037