Regional Sul1 realiza encontro e romaria de jovens
A partir desta quarta-feira (6), jovens integrantes dos grupos de base da Pastoral da Juventude (PJ) do estado de São Paulo se reunirão na cidade de Marília para o 3° Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ). O evento se estenderá até sábado (9). No domingo (10), os/as jovens ainda participarão da 18ª Romaria da Juventude, a qual ocorrerá em Presidente Prudente (SP).
De acordo com Júlio César Costa, representante da coordenação nacional da regional Sul 1, o Encontro deverá reunir cerca de 200 jovens que participam de grupos de base da Pastoral da Juventude em São Paulo. "Será um momento de celebração, de partilha, de olhar para a Pastoral da Juventude Sul 1 e debater as identidades, características e dificuldades”, comenta.
A partir do tema "Pastoral da Juventude: Testemunho e Esperança” e do lema "Do chão da nossa história, alimentamos nossos sonhos e fortalecemos nossos compromissos”, os/as jovens trocarão experiências, participarão de celebrações eucarísticas, atividades culturais, partilhas, entre outras ações.
Destaque para os debates que serão realizados a partir do olhar jovem sobre a realidade vivida por eles/as. As discussões serão divididas nos seguintes eixos: pastoral, desenvolvimento integral, política, vida digna, território, e qualidade de vida. Além disso, os/as participantes também discutirão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II. "[O debate será na perspectiva] da evangelização da juventude a partir do Vaticano II”, revela.
Além de debater e analisar a realidade, os/as jovens também agirão. Júlio César explica que, no sábado (9), os/as participantes serão enviados em missão a várias comunidades da região. Os/as missionários/as conhecerão realidades diversas, tanto urbanas como rurais. O representante da coordenação nacional da PJ explica que a intenção é que os/as jovens conheçam as realidades específicas da região e possam dar "testemunho e esperança”.
A expectativa, segundo ele, é que os/as participantes saiam do encontro com reflexões relacionadas à Igreja Jovem e aos 50 anos do Concílio de Vaticano II. "São Paulo possui realidades distintas. Vamos ao extremo do estado para apresentar a identidade do jovem e discutir realidades específicas”, reforça.
Romaria
Após os dias do Encontro em Marília, os/as jovens seguirão, no domingo (10), para o município de Presidente Prudente, também em São Paulo. Lá, junto com outros/as jovens, participarão da 18ª Romaria Estadual da Juventude, cujo lema será "Nas celas, nos campos, nas ruas e nas lutas. Com Maria transformando sofrimento na doçura do mel”.
A caminhada, de acordo com Júlio César, "será um grito de esperança dos jovens” e marcará o lançamento das celebrações dos 40 anos da Pastoral da Juventude no estado de São Paulo. Segundo ele, até o próximo ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora passará pelas dioceses do estado e, na ocasião, os/as jovens das PJs construirão um manto com "os sonhos das juventudes”, até culminar com uma celebração em 2013 pelos 40 anos da Pastoral no estado.
Para mais informações, acesse: http://www.pjsul1.org/