Romaria reúne centenas de jovens no Ceará
A Pastoral da Juventude da Diocese de Itapipoca, Regional Nordeste 1, Ceará, realizou no último dia 8 de fevereiro sua II Romaria Diocesana da Juventude. Com o tema “Juventude e Palavra de Deus” e iluminados pela passagem bíblica “A paz esteja contigo. Não tenhas medo” (Juízes 6,23), centenas de jovens caminharam pelas ruas da cidade litorânea de Paracuru, em uma bonita celebração da vida.
A romaria é uma atividade que está dentro de um processo metodológico de círculos bíblicos trabalhado em toda a diocese. Segue um pouco do caminho pensado até a romaria.
1. JUSTIFICATIVA:
A Diocese de Itapipoca, Regional Nordeste I está vivenciando, em todas as suas comunidades, um momento importante de contato com a Palavra de Deus por meio da experiência comunitária dos Círculos Bíblicos. O Setor Juventude de nossa Diocese, por ocasião da II Romaria da Juventude, coloca-se em sintonia com esse projeto, ajudando no seu fortalecimento e convocando todos os jovens para, a exemplo do jovem Gedeão, não ter medo de acolher o chamado de Deus.
O tema “Juventude e Palavra de Deus” procura trazer à reflexão a necessidade de se escutar atentamente o que Deus nos fala. Isso não significa que o jovem seja meramente um ouvinte passivo da palavra de Deus, pois a juventude é, sobretudo, um instrumento por meio do qual a Palavra de Deus repercute e atua na realidade humana:
Considerar o jovem como lugar teológico é acolher a voz de Deus que fala por ele. A novidade que a cultura juvenil nos apresenta neste momento, portanto, é sua teologia, isto é, o discurso que Deus nos faz através da juventude. De fato, Deus nos fala pelo jovem. O jovem, nesta perspectiva, é uma realidade teológica, que precisamos aprender a ler e a desvelar. (CNBB, Documento 85, § 80-81)
A iluminação bíblica é do livro dos Juízes (6, 23): “A paz esteja contigo. Não tenhas medo”. A vocação do jovem Gedeão, descrita no capítulo 6, ilustra a realidade da nossa juventude nos dias de hoje. Como naquele tempo, em Israel, vivemos hoje, em nossa sociedade, um mundo de incertezas, insegurança, medo e mudanças radicais. O medo de Gedeão é o medo do jovem de hoje. A Palavra de Deus, acolhida com generosidade, pode dar aos jovens e a cada um de nós a força necessária para realizar grandes tarefas:
Então o Senhor, voltando-se para ele: Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio? (Jz 6,14)
Gedeão foi um dos muitos jovens que foram chamados por Deus em algum momento da história do povo de Israel. Há muitos outros: Jacó; José do Egito; Moisés; Sansão; Samuel; Davi; Salomão; Tobias; Ester; Susana; Jeremias; Isaías; os sete jovens torturados e mortos pelo rei Antíoco (2 Mac 7, 4-41; Daniel; os jovens Sidrac, Misac e Abdênago (Dn 3,19-30); a criada da mulher de Naamã (II Rs 5,2-3); Maria, mãe de Jesus; Timóteo e tantos outros.
A convocatória ao acolhimento à Palavra de Deus, por ocasião da II Romaria, dirige-se aos jovens de todas as idades,pois o que importa é a disposição em acolher, com sabedoria, a Palavra que transforma:
É por meio dos jovens que o povo procura defender-se e animar os outros para que conservem os valores recebidos dos antepassados. Um pequeno exemplo, mas sintomático, é o do livro da Sabedoria, que nos apresenta o justo como uma pessoa jovem. O que importa não é viver muito tempo; o que importa é viver de acordo com a sabedoria. “Ainda que morra prematuramente, o justo encontrará repouso” (Sb 4,7). Econtinua: “Velhice honrada não consiste em ter vida longa, nem é medida pelo número de anos” (Sb 4, 8). O que vale é a sabedoria. O justo, por isso, não é o velho, vivido em anos. Amadurecido em pouco tempo, o justo atingiu a plenitude de uma vida longa (Sb 4, 13). Num contexto avassalado por valores estranhos ao povo, o jovem (o justo) é apresentado como um modelo a ser seguido, caracterizando-se pela prudência e pela pureza. É o caso de José do Egito; é o caso de Suzana; é o caso de Tobias e outros. (DICK, Hilário. Gritos silenciados, mas evidentes. p.89-90)
Metodologia
O processo metodologia foi construído em 03 momentos.
I – Estudos do subsídio nos grupos de base;
II – Vivencia da leitura orante nos grupos de base e coordenações paróquias;
III – Realização da Romaria;
1 Comment
Foi um evento maravilhoso, não só pela presença dos jovens, mas pelo empenho destes em participar entregues de corpo e alma da Romaria. Tudo foi incrível.