Roteiro Orante – Domingo de Ramos
“O Amor não se rende jamais”
Passamos da alegria de acolher Jesus, que entra em Jerusalém, à tristeza de O ver condenado à morte e crucificado. É uma atitude interior que nos acompanhará ao longo da Semana Santa. Abramo-nos, pois, a esta surpresa. […] Como se pode testemunhar a alegria de ter encontrado Jesus, se não nos deixamos surpreender cada dia pelo seu amor espantoso, que nos perdoa e faz recomeçar?
Papa Francisco
Queridas e queridos jovens, assessoras e assessores da Pastoral da Juventude do Brasil.
Chegamos a um tempo especialmente marcante da nossa vivência cristã: a Semana Santa. Nesse ano, muitas comunidades eclesiais e grupos de jovens já retomaram atividades e encontros presenciais, e a experiência de atravessar a Semana Maior de nossa fé em coletivo, em comunidade, é um exercício que nos provoca e fortalece como irmãs e irmãos do Cristo Pascal.
Mas essa semana é também uma oportunidade de entrarmos em profunda sintonia pessoal com Deus, que quer nos recordar de seu amor sublime e da Nova e Eterna Aliança que fez conosco. Por isso, compartilharemos a partir deste Domingo de Ramos uma série de roteiros de oração e meditação pessoal, um para cada dia da Semana Santa que se inicia. Queremos mergulhar fundo no mistério de nossa fé palestina, caminhar com Jesus nos passos de sua Paixão e ressuscitar com ele como profetisas e profetas da vida nova.
Acompanhe diariamente o lançamento dos roteiros de oração pessoal através das redes da PJ Nacional e do site www.pj.org.br. Prepare um ambiente aconchegante, que favoreça sua conexão pessoal com o Sagrado, tome sua bíblia e façamos, junto a Cristo, nossa Páscoa, a travessia do Calvário até a festa da Ressurreição.
A morte não é a última palavra: antes e depois dela está a
Humberto Pegoraro
vida, o amor no final e no começo.