Cancel Preloader

Ser tão PJ: ANPJ do Crato tem tema e iluminação bíblica definidos

 Ser tão PJ: ANPJ do Crato tem tema e iluminação bíblica definidos

12670771_1036911556373130_2092156666824725590_nA Pastoral da Juventude do Brasil, depois de celebrar 40 anos de caminhada na Ampliada Nacional de BH, volta ao chão da Galileia na ANPJ do Crato/CE, em 2017. A iluminação bíblica com convite do Mestre se dá depois da experiência pascal de Jerusalém: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,10b)”. O horizonte para a Ampliada está revelado no tema: “Ser tão PJ: romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”. Esses encaminhamentos e deliberações foram concluídos na reunião da Coordenação Nacional

20160315104548 da PJ, realizada no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de março.

Para Pe. Sebastião Corrêa, membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ (CNA), a Iluminação Bíblica20160315104547 inspira a PJ à encontrar nas bases as respostas para o caminhar pastoral. “Ir à Galiléia é retomar o caminho de Jesus! Agora, com a luz da páscoa! É refazer aquela experiência original de encontro, de formação discipular… Sobretudo, é retomar a ação junto aos pobres e marginalizados, assim como Jesus fez”, lembra. A secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, lembra ainda do forte simbolismo do texto de Mateus: “Quem porta esta boa nova são mulheres. Elas recebem primeiro a boa notícia a ser anunciada”.

O tema da Ampliada Nacional vai ajudar os delegados e delegadas, que se encontram no Crato/CE, em janeiro de 2017, a ver a realidade das Juventudes e a vislumbrar o horizonte para a ação pastoral da PJ. Rafael Martins, que é representante do Sul 1 (São Paulo) na Coordenação Nacional, também integra a equipe de metodologia da ANPJ. Para ele, o tema ajudará a PJ a retomar princípios básicos, como a opção pelos jovens pobres e excluídos e pelo espaço comunitário do grupo. “Com o tema dessa ANPJ, vamos caminhar refletindo, através de nossos princípios, a ousadia evangélica em ser Pastoral da Juventude, em ser a Igreja Jovem, em Ser Tão PJ! E assim, apontar caminhos para a PJ Nacional, onde daremos nossos passos, rompendo com qualquer barreira que seja sinal de morte, passos que renovem a esperança no Reino de Deus, e na espiritualidade juvenil, seguiremos celebrando a vida”, destaca.

O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, visitou a reunião e manifestou a alegria de receber a Coordenação Nacional da PJ, que foi acolhida na Paróquia Cristo Rei, no bairro de Vaz Lobo. Além dele, os jovens da Coordenação Regional da PJ do Leste 1 (Rio de Janeiro) e do grupo de base da paróquia, se encontraram em momentos celebrativos. Participaram dessa reunião coordenadores nacionais representantes de 14 regionais da CNBB.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.