Símbolos da JMJ por Santarém/PA
No final da manhã, os participantes do “Bote Fé” apresentaram sugestões de uma carta, na qual colocam o que o jovem espera da Igreja, e esta do jovem. A carta será elaborada depois pela coordenação do evento.
A temperatura marcava 33ºC, a hora: meio dia, quando a juventude seguiu em caminhada até à igreja de São Francisco de Assis, local da celebração de encerramento. No percurso, muita animação, “gritos de guerra”, cantos e orações.
A chegada à igreja foi marcada por festa, fogos, emoção e lágrimas. A recepção contou com a presença da Banda Musical da Polícia Militar que tocou três hinos. Durante a missa, o sentimento era de que o “Bote Fé” estimulou a espiritualidade de quem participou, pois se percebeu que Cristo continua chamando a todos, sobretudo a juventude, para anunciar e construir o Reino do Pai. Muitos ainda tiveram a oportunidade de escrever seus nomes nas fitas que ornamentam o ícone de Nossa Senhora e agradecer por graças alcançadas.
No final da celebração, o assessor do Setor Juventude da Diocese de Santarém, Padre Ademar Ribeiro, fez os agradecimentos. Em seguida, o administrador diocesano, padre Luis Pinto entregou os símbolos da JMJ e os documentos à comitiva da prelazia de Itaituba. Também entregou uma réplica dos símbolos aos representantes da paróquia N. Sra. da Conceição do município de Almeirim. Esses símbolos irão percorrer todas as regiões pastorais até junho de 2013, e irá começar por aquele município. A ideia é contemplar quem não teve a oportunidade de participar do Bote Fé.
Passava das 14h20 quando os símbolos foram conduzidos até uma embarcação com destino à Itaituba. Lá, será a vez da juventude daquela prelazia viver a experiência do encontro com Jesus e com Nossa Senhora. Depois de Itaituba, será a vez da prelazia do Xingu receber os símbolos.